terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dia 30 de Setembro: Dia da Secretária :)



A secretária é uma profissional que trabalha auxiliando o trabalho de alguma outra pessoa. Ela geralmente trabalha em escritórios, e atua na organização da agenda do seu superior, com a marcação de novas atividades.

Ela pode trabalhar em escritórios de advocacia, de políticos, agências, consultórios e muitos outros lugares. A secretária é encarregada de manter o uma parte do funcionamento da empresa de forma organizada.

O Dia da Secretária é comemorado em 30 de setembro, como homenagem a todas estas profissionais.

E hoje não poderíamos deixar de parabenizar a nossa Funcionária Geisiane que compõem essa função tão importante no Bred Estágios! Parabéns! 

Fonte:Calendário Br


Dia mundial do Tradutor

O Dia Mundial do Tradutor é uma homenagem à todos estes profissionais. A data é comemorada em 30 de setembro, pois neste mesmo dia faleceu São Jerônimo, que é conhecido por ter sido o tradutor da Bíblia. A linguagem original da obra era em grego antigo, e São Jerônimo a traduziu para o hebraico. São Jerônimo é atualmente considerado o santo padroeiro dos tradutores.

O Dia Mundial do Tradutor foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Tradutores, conhecida também como FIT. Esta data comemorativa é importante para incentivar o aumento da profissão, que é tão importante para a globalização. 

Existem datas semelhantes a esta, como o Dia Europeu das Línguas, por exemplo, que é comemorado em 26 de setembro na União Europeia.  


Fonte:CalendárioBr


Fim do Orkut: mesmo sob protestos, Google encerra rede social após 10 anos


Nesta terça-feira (30), conforme o combinado, o Orkut deu seu último suspiro. O Google, dono da rede social, tira do ar hoje a plataforma de relacionamento que nasceu em 2004 e, segundo seu último levantamento oficial, tinha mais de 50% dos usuários no Brasil, outros 20% na Índia, 17% nos EUA e o restante espalhados pelo mundo. A popularidade rendeu alguns protestos online, ainda que bem modestos, mas que confirmam o carinho que o membros brasileiros tinham com a velha rede social.

Pouca adesão aos protestos online

A Internet respondeu com tristeza a notícia de que o Orkut será descontinuado pela gigante de buscas. Desde o anúncio do encerramento da rede social no fim de junho, matérias sobre a finada rede social ficaram entre as mais lidas do TechTudo. No Avaaz, uma petição pública pediu ao Google para manter o Orkut ativo, ainda que apenas no Brasil. 

Porém, com o objetivo de atingir 100 mil assinaturas, o abaixo-assinado encerrou com 
pouco mais de 88 mil apoiadores e atualmente não recebe mais assinaturas. 

"Solicitamos ao Google que não encerre o Orkut e se isso não for possível solicitamos à empresa que ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades. Algo que não existe noGoogle+, cujas as comunidades que existem se assemelham aos grupos do Facebook", explica o autor do abaixo-assinado no Avaaz.

Os usuários parecem ter se conformado e seguem incrédulos sobre um retorno ou possível adiamento do fim do Orkut, firmes e fortes com seus perfis no Facebook, no VK e em outras redes sociais. No Change.org, o cenário foi ainda pior. Outros dois abaixo-assinados, estes com número inferior a cinco apoiadores, foram criados. São eles: Mantenham o Orkut no Ar e Contra a Desativação do Orkut.

Guarde os seus dados

Entretanto, se por um lado as petições não deram certo, a lamentação é geral. Seja no Twitter ou no Facebook, hashtags envolvendo o Orkut ficaram em alta nos últimos dois meses, assim como posts no microblog e blogs no Tumblr sobre as famosas comunidades da rede social que viveu dez anos.

Ainda que o amor ao Orkut seja pura nostalgia, é importante lembrar que antigos usuários do site confiaram à plataforma centenas, senão milhares, de fotos, vídeos, scraps, depoimentos outros dados que vão se perder. O prazo para exportar fotos do Orkut direto para o Google+ acabou, mas ainda é possível fazer backup dos seus dados pessoais usando o Google Takeout, na sua conta Google.

Google não volta atrás

Em nota ao TechTudo, o Google foi claro. A gigante de buscas não pretende voltar atrás e vai publicar um arquivo das comunidades públicas do Orkut com todos os posts e comentários estará aberto a todos interessados por meio de um link para acesso aos dados no Blog do Google Brasil neste último dia.


"Entendemos e apreciamos que tantas pessoas gostaram do Orkut ao longo dos últimos dez anos. Além disso, compartilhamos a visão dos usuários de que as comunidades do Orkut representaram uma parte vibrante e chave do Orkut, e é por isso que anunciamos o arquivo de todas as comunidades públicas - que estará disponível online a partir 30 de setembro de 2014. Esperamos que este arquivo ajude o Orkut a permanecer como um ícone do início da internet social", declarou o Google em comunicado.

Fonte:TechTudo

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

4 dicas para se dar bem em sua profissão


Se tem uma coisa sobre a qual a Forbes entende é o mundo dos negócios. E esse assunto envolve outras questões complementares, como finanças, investimentos, carreira e por aí vai. Então, quando essa revista publica algumas dicas sobre sucesso, é bem provável que ela saiba do que está falando.

Nós vamos compartilhar com você agora algumas dicas valiosas para conseguir o que se quer. Valiosas e simples, aliás. Parece que um dos grandes problemas da tão falada Geração Y é alimentar expectativas irreais de compensação e/ou falta de ética no ambiente de trabalho.

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda que deve tratar a todos com o mesmo respeito, sem parecer falso, mas por uma questão básica de educação. A verdade é que você deve ser, sempre, honesto a respeito do que pensa, independente se conversa for com um estagiário novo ou com o seu chefe.

Fundamental

E, por mais básica que pareça essa dica, muitas vezes ela não é seguida. Há sempre aquele tipo de pessoa que realmente acredita em sua tática falha de sorrir e acenar para tudo o que o chefe diz, inclusive quando é algo a respeito do que o funcionário discorda. As pessoas percebem quem fala o que pensa e é comprometido e quem apenas sorri e faz sinal afirmativo com a cabeça.

O fato de muita gente se comportar sem muita personalidade não é, afinal, culpa de ninguém, mas talvez resulte da falta de informação sobre o que realmente deveria ser feito. Acredite: tem gente por aí que não sabe, ainda, que não é preciso bancar o maquiavélico para ter sucesso. Duvida? Então confira alguns passos bem simples que podem fazer a diferença na sua vida profissional quando você quer pedir alguma coisa – desde atenção para uma ideia nova até um aumento de salário:

1 – Estabeleça conexão

Quando você está pedindo alguma coisa, é preciso se abrir e criar o ambiente ideal para demonstrar isso. Nessa horas, o ideal é baixar a guarda, ser claro, conciso e evitar qualquer tipo de joguinho político chato e manjado.





2 – Mantenha o controle

É lógico que de vez em quando você perde a cabeça e sai falando algumas barbaridades por aí.  O problema é quando você faz isso em seu ambiente de trabalho. Por mais difícil que possa parecer, é preciso evitar ao máximo demonstrar esse tipo de vulnerabilidade.

O fato é que às vezes você abre seu coração, explica suas ideias e necessidades e as vê indo por água abaixo. Isso acontece. Outra coisa que você deve saber: nenhum emprego é perfeito e de vez em quando algo pode dar errado. Nesse momento, você deve se perguntar: o que é melhor? 
Estragar tudo, soltar os cachorros e pedir demissão ou ficar chateado alguns dias e continuar trabalhando?

Uma coisa é demonstrar sentimentos, outra é perder o controle da situação. Sua ideia foi rejeitada? Tenha outra melhor.

3 – Timing

Timing é aquele momento certo de tomar alguma atitude. Você não deve deixar esse momento simplesmente passar. A mesma lógica serve para que você perceba, por exemplo, a hora certa de NÃO agir.

Se a empresa na qual você trabalha está realizando alguns cortes de custos, não é bacana que você chegue para o seu chefe pedindo para ser promovido e transferido para uma sala maior. Pense sempre em como vão as coisas de uma maneira geral e não apenas no seu próprio benefício.

4 – Honestidade

Essa palavrinha mágica pode abrir muitas portas em sua vida e é fundamental que você se mantenha honesto se quiser se dar bem em seu emprego.

Outra dica: honestidade fingida não funciona. Qualquer um sabe quando alguém está só fazendo de conta que é honesto. Na dúvida, apenas fale o que pensa, de maneira clara, sincera e tranquila. Quando quiser pedir algo para si, explique como isso também ajudaria a empresa.


Fonte: Mega Curioso



terça-feira, 23 de setembro de 2014

10 maneiras de ficar mais inteligente


10. Coma peixe

Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas antes que você morda a isca saiba que estes estudos se basearam no que as pessoas lembravam sobra as suas dietas, uma tarefa que cheia a peixe. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.

9. Beba chá

A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

8. Sem pânico

Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em Neandertais. Tente controlar a sua respiração.

7. Mais devagar

Não existe o fenômeno anunciado por aí chamado de “leitura dinâmica”. Ao menos se o seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Estudos mostram que os leitores rápidos vão muito pior quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limitam os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. O estudante universitário comum alcança, cerca da metade disto.

6. Mantenha-se afiado

Pesquisadores italianos descobriram que pessoas que tem mais de 65 anos que andam cerca de 9 km por semana em passo moderado tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Os pesquisadores pensam que exercícios possam melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

5. Pratique

Pratique os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore.

4. Zzzzzz

Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado? Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Um breve cochilo pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos.

3. Jogue videogame

Todo mundo que implorou por um videogame agora vai conhecer o melhor argumento para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.

2. Exercícios

Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca nos cérebros de adultos mais velhos. Em crianças o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.

1. Descubra

Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro, especialmente se você acredita que pode aprender novas coisas. É um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurônios.


Fonte: Site de Curiosidades

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dia do Contador


O contador é um profissional responsável por estudar os patrimônios de pessoas e organizações, procurando também saber sobre suas variações e registrar os fatos que afetam a dinâmica financeira. 

Segundo relatos, as primeiras atividades relacionadas a Ciência Contábeis seriam de 2.000 a.C. No Brasil, a profissão de contador foi regulamentada a partir de 1770.

O Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro no Brasil, como uma homenagem a todos estes profissionais.  



Fonte: Calendário Br

Aplicativos gratuitos auxiliam na hora de estudar para o Enem

Ferramentas auxiliam a organizar a rotina de estudos.

Lista conta com compilados de fórmulas e editor de texto para resumos.
Em vez de usar o celular e o tablet só para desviar a atenção em jogos e trocar mensagens sem parar, que tal usar esses dispositivos para auxiliar na hora de estudar para exames como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

O G1 fez uma seleção de aplicativos que podem se tornar seus companheiros de estudo, auxiliando na hora de escrever resumos, organizar sua rotina de disciplinas, rever fórmulas matemáticas e até contar com uma calculadora diferente para checar resultados e fazer operações mais complexas.

Todos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis tanto para iOS, sistema operacional dos dispositivos da Apple, quanto para aparelhos com Android.

Modo avião

Antes de se aventurar pelos aplicativos, uma dica interessante é colocar o seu dispositivo em modo avião, antes de abrir os aplicativos. Como a maioria dos apps gratuitos utiliza anúncios, isso impede que as propagandas sejam exibidas durante sua sessão de estudo, além de impedir mensagens indesejáveis.



Evernote

Esse aplicativo permite fazer anotações com diversos recursos, desde imagens até listas de tarefas para o usuário se organizar durante os estudos. Além de possibilitar a criação de cadernos (que podem ser de cada uma das disciplinas), todo o material é sincronizado em todos os dispositivos configurados com a sua conta - para isso, o aparelho precisa estar conectado à internet para realizar essas funções.


MyScript Calculator

Já essa calculadora é bem diferente dos modelos tradicionais, e consegue interpretar números, sinais e símbolos matemáticos desenhados na tela, resolvendo as operações logo em seguida. Contudo, o app é uma boa ferramenta para apenas verificar os resultados e cálculos, já que exames como o Enem não permitem uso de calculadora.


Fórmula Free

Esse aplicativo reúne fórmulas de diversas áreas da matemática, desde geometria até integrais. Em uma interface bem simples, ele também conta com conversor de medidas e ferramentas para calcular valores de triângulos e outras fórmulas geométricas. 




Fórmulas para Concursos


Apesar de contar materiais um pouco mais avançados do que o que é normalmente exigido em vestibulares e outros exames, esse aplicativo é uma boa biblioteca de fórmulas em áreas como física, química e matemática ao alcance de poucos toques.





Mecânica

Se você precisa de dicas e explicações de física, o Mecânica cumpre esse papel muito bem, exibindo esquemas bem explicativos de várias partes da disciplina, contando até com desenhos e gráficos para ajudar na hora de entender a matéria.



Michaelis Nova Ortografia

Mesmo que a redação escrita de acordo com o Acordo Ortográfico seja obrigatória no Enem só a partir de 2016, é interessante ter sempre a mão as novidades a respeito da língua portuguesa. Ao navegar pelos tópicos, o usuário encontra explicações objetivas e exemplos a respeito das mudanças na hora de escrever.







Fonte: G1 Globo

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dia do Teatro


O teatro é a forma de arte em que atores interpretam determinadas histórias para o público. Para isso eles contam com a ajuda de diretores, técnicos, e outras pessoas. O local onde as histórias são interpretadas também é chamado de teatro. 

Segundo alguns antropólogos, a arte teatral surgiu a partir dos rituais primitivos. Outra hipótese é de que o teatro teria surgido através da contação de histórias, ou pelas danças e imitações. 

No Brasil o teatro surgiu no século XVI com o objetivo de propagar a fé religiosa. Um dos poucos autores da época que escreveram composições teatrais foi José de Anchieta.

O Dia do Teatro é comemorado em 19 de setembro em todo o Brasil.  


Fonte: Calendário Br

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Gente chata no trabalho… conhece alguma?


O ambiente corporativo está cada vez mais chato. Está cheio de processos e rotinas que exigem maior atenção, monitoramento, controle, perseguição da conformidade determinada pelos manuais da qualidade, paradoxalmente, solicita de cada colaborador, mais motivação, engajamento, ousadia, criatividade e inovação. Passamos de um tipo de administração, altamente normativo para um ambiente contingencial e ao mesmo tempo, paradoxalmente, preditivo.

Porém, chato é uma expressão que tem sentidos diferentes, a depender do ponto de vista e da conceituação que cada um pode dar em certo instante.

Por exemplo, se alguém está com dor de cabeça, ouvir música é bem chato. Ao passo que se esta mesma pessoa estiver em uma festa, comemorando algo, o som alto combina melhor com o astral do momento.

Daí, conclui-se que chatice depende da condição fisiológica e psicológica de um mesmo sujeito, podendo ainda acrescentar fatores culturais, sociais, políticos e geracionais, os quais são capazes de determinar o chatômetro inerente ao grau dado a esses fatores por cada um.

No ambiente de trabalho uma pessoa chata pode ser alguém detalhista, que cobra muito os resultados e as entregas pactuadas. Por outro lado, chato também pode aquele que não dar bom dia para subalternos, que não interage com equipes, que não sorrir, que vive de cara “amarrada”, só reclama e apenas fala de questões técnicas ou sociais e pessoais em demasia, faltando-lhes um eixo de equilíbrio nos “contratos ” de convivência.

Seja por uma visão, conceituação ou condição fisiológica e psicológica, o chato é importante nas organizações, pois muitas vezes são as pessoas chatas do tipo “cobradores de tarefas bem feitas e realizadas antes no prazo limite”, que fazem a diferença nas organizações. São esses colegas que alcançam as metas e apresentam resultados de forma obstinada. Portanto, tenhamos cuidado ao chamar alguém de chato. É um rótulo que não deve ser dado a nenhum colega, haja vista que o chato pode ser seu chefe amanhã. 

Enxergue e trate todos pelo prisma da diversidade comportamental. Afinal de contas nem irmãos gêmeos têm completa sincronia de atos e ideologias, quanto mais os nossos colegas de trabalho que possuem traços de personalidade, valores culturais, políticos e necessidades peculiares, próprias deles. Conviver bem com os “chatos” não é hipocrisia, é acima de tudo praticar o tão sonhado engajamento e assim não fragmentar as relações interpessoais. Apenas um conselho aos “chatos”: construam melhores relacionamentos, pela simples razão que gente considerada chata, pode perder oportunidades de prosperidade, tanto no campo pessoal, quanto no profissional. E por fim, que auto avaliemo-nos, pois quem não tem seu grau de chatice e suas idiossincrasias no set organizacional?


Fonte: Dicas Profissionais


Quando o feedback faz mal


Já ouvi relatos de indivíduos que foram parar no psicólogo após uma sessão de feedback. Eles passaram por situações cruéis como ser colocados em frente a uma parede, de costas para um grupo formado por seu chefe e pares que os criticavam à vontade, sem os profissionais poderem responder. Uma situação humilhante.

A principal função de um líder é formar outros líderes. Para isso deve usar competências como: motivação, delegação, follow-up e feedback, entre outras. Entretanto, feedbacks inapropriados não formam ninguém, estressam os profissionais, geram doenças e, nos casos mais graves, são motivos de processos de assédio moral.

A causa dessas situações é o gerente utilizar o feedback para dar broncas, desabafar e livrar-se de emoções negativas. Desconhece métodos para realizá-lo e também ignora a função principal dessa competência que é desenvolver pessoas.

A solução passa, necessariamente, por uma melhor escolha dos líderes empresariais. 

Pessoas imaturas e incapazes de dominar suas emoções não devem exercer cargos de liderança. Afinal, liderar é ter de conseguir resultados por meio de outras pessoas e isso é, frequentemente, frustrante. Além disso, a pressão por prazos, as restrições orçamentárias e legais demandam do líder uma altíssima capacidade de manter o equilíbrio emocional, principalmente nos momentos de feedback.

O gerente também deve conhecer os melhores métodos para por em prática essa competência. Deve se interessar por livros sobre o tema, procurar por um mentor ou coach para desenvolver-se, e fazer um curso sobre o assunto. Feedback não é momento para humilhar o funcionário, tampouco para rotulá-lo, chamando-o do que quer que seja.

O feedback produtivo é uma orientação verdadeira, direta e objetiva sobre quais comportamentos devem ser interrompidos, e quais devem ser incentivados para que os propósitos da empresa sejam cumpridos.

Em momentos de recessão, como o que atravessamos, os gestores devem saber cobrar os resultados com rigor, mas com respeito. Pois, as crises passam, mas as experiências negativas vivenciadas pelas pessoas, ficam. E elas podem destruir de maneira definitiva o clima organizacional e o engajamento dos profissionais com a empresa.

O trabalho não é para ser um exercício de tolerar malcriação de chefes e líderes imaturos. 

O respeito deve prevalecer nos bons e maus momentos.

Afinal, se já está difícil reter talentos, não será com palavras duras e aplicadas de maneira inapropriada que iremos fazê-lo.
Saibamos orientar as pessoas e extrair o melhor delas. Todo mundo só tem a ganhar com isso.

Vamos em frente!

Fonte: Dicas Profissionais


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Dia do Cliente


O cliente, que pode também ser chamado de consumidor, é toda pessoa, seja ela física ou jurídica, que adquire algum produto ou serviço para seu próprio consumo. 

Os clientes são apoiados por diversas leis, para garantir que dessa forma eles não sofram nenhum prejuízo ao comprar algo. A maioria dos estabelecimentos deixa um livro disponível para leitura, o Direito do Consumidor, onde eles podem ler e verificar se estão tendo o tratamento adequado. 

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro em todo o Brasil.  


Fonte:CalendarioBr


6 costumes brasileiros no trabalho que estrangeiros não entendem

Presas estrangeiras estão cada vez mais comuns no Brasil, assim como as companhias nacionais que já têm como objetivo atingir um mercado internacional e, consequentemente, mais amplo. Tais modificações têm suscitado um maior grau de convivência entre os brasileiros e o estrangeiro seja quando os gringos chegam ao nosso país ou quando nós é que vamos trabalhar nas terras deles.

A interculturalidade está presente, fazendo com que eles tenham que aprender um pouco mais sobre os nossos hábitos e vice-versa. Para termos noção, o número de carteiras de trabalho que foram emitidas para estrangeiros cresceu 50% entre os anos de 2012 e 2013 (dados do G1) – um aumento maciço. Vendo esses dados, é fácil perceber que conviver com os estrangeiros no ambiente de trabalho está se transformando em algo comum nos grandes polos do país.

O conflito cultural é algo comum quando as pessoas de uma mesma empresa possuem costumes completamente diferentes. Mesmo que os estereótipos dos brasileiros no exterior não valham para todos nós (nem todos gostamos de comer feijão com arroz, de sambar ou de jogar futebol), existem aspectos culturais que estão gravados em praticamente todos os brasileiros. Veja abaixo algumas dessas atitudes listadas com base nas experiências de três especialistas no assunto:

1 – Enrolar na hora de falar

Um dos principais empecilhos que muitos brasileiros enfrentam ao conversar profissionalmente com estrangeiros é o modo de falar – e isso não tem nada a ver com o idioma em si. De acordo com a consultora Jussara Nunes, os brasileiros explicam muitas coisas antes de chegar ao ponto central de um diálogo – em outras palavras, enrolam.

Segundo ela, os anglo-saxões em gerais não têm muitos floreios no momento de dizer algo, indo direto ao ponto para depois conversar melhor (algo que algumas pessoas podem achar um tanto ríspido). Apesar de ser um detalhe, quando as situações se repetem sequencialmente, algum dos dois tem grandes chances de se irritar com o outro.

2 – Dizer "sim" quando você quer dizer "talvez"

De acordo com os especialistas, os brasileiros não querem magoar os outros ou aparentarem rudes, sempre falando de modo devagar ou sem ser 100% franco. Muito estrangeiros não são assim, sem medo nenhum de dizer "não" quando necessário. O nosso "sim" às vezes quer dizer "talvez", ao passo que o "talvez" pode também ser um "não" – os gringos são mais literais. Diante desse tipo de comportamento, os estrangeiros podem se sentir confusos e frustrados por não conseguirem interpretar esses comportamentos com exatidão – se é que há alguma.

3 – Brasileiros querem ter amigos no trabalho e não colegas

 Segundo pesquisas da EY, o colega de trabalho perfeito para um brasileiro que vive no exterior é alguém inspirador, motivador, amigável e sociável – muito mais do que um simples colega, ele é um amigo. De acordo com Jussara Nunes, o brasileiro tende a focar nos relacionamentos de trabalho, sendo que primeiro ele deve confiar e se dar bem com as pessoas para depois realizar as tarefas e gerar bons resultados.


Aqui no Brasil, é comum as pessoas perguntarem no trabalho sobre assuntos pessoais, mostrarem fotos para os colegas de familiares e filhos, além dos típicos contatos físicos (beijos e abraços que não são comuns em vários países). No exterior, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, é mais comum o seguinte lema: "estamos aqui para fazer negócios e não amigos".

4 – Negócios imediatos

De acordo com Fabiana Gabrieli, da HSM Educação, os brasileiros têm visões de negócios focadas no curto prazo, querem fechar contratos logo e fazem movimentos rápidos. 

Contudo, em outras culturas, isso não ocorre desse modo. No estilo oriental, por exemplo, as pessoas não fazem negócios com quem não conhecem. Só que por outro lado, nós sabemos que é preciso improvisar no mercado brasileiro – os empresários daqui frequentemente possuem um plano B ou C para as situações mais adversas.

5 – Exceções para quase tudo

Aqui no Brasil nós temos exceções para tudo, sejam situações que não precisam ser seguidas à risca ou normas que não são tão rígidas. Vendo por esse lado, nós podemos ser caracterizados como indisciplinados, querendo dar um "jeitinho" em situações que não podem ser contornadas. As exceções praticamente não existem no mercado internacional, sendo que nós precisamos seguir o manual deles e sem querer utilizar nenhum atalho – ou sairemos bem feios na foto.  

6 – Pontualidade pra quê?

Infelizmente, no geral os brasileiros não são pontuais. Reuniões começam depois do horário marcado, podem demorar mais do que o previsto ou ainda serem remarcadas na última hora. Os atrasos são parte da rotina de muitas empresas do Brasil. Em alguns casos, isso é considerado flexibilidade, porém no geral nos atrasamos mesmo e ponto.

Em determinados países, se atrasar é praticamente um insulto. Isso sem levar em consideração quando equipes de várias nações trabalham juntas e você, o brasileiro, está de algum modo atrasado – seja no horário ou no prazo daquele relatório. Isso pode ser realmente danoso para carreira de qualquer um e é algo que deve ser adaptado assim que você convive com outras culturas.

Fonte:Mega Curioso



terça-feira, 9 de setembro de 2014

10 Dicas para alcançar a felicidade profissional

Ser realizado profissionalmente é o sonho das pessoas. E essa realização não consiste apenas em ganhar de acordo com o trabalho feito ou melhor do que os outros profissionais no mercado. É preciso que a pessoa esteja feliz, fazendo o que gosta, em um lugar bacana, em harmonia com os colegas. Dessa forma, é possível chegar ao sucesso.

É claro que a realização não depende apenas do profissional (se assim fosse, não existiria gente infeliz com seu emprego), mas de uma série de fatores. Porém, cada um pode fazer o seu melhor para tornar mais agradável o cotidiano com as pessoas à sua volta e mais proveitoso e harmonioso o dia de trabalho.

Pro dia nascer feliz

Nataly Kogan, cofundadora e CEO do startup Happier — uma empresa cujo objetivo é ajudar as pessoas a se realizarem em sua vida—, divulgou 10 dicas que podem ajudar você a ver o seu trabalho de uma forma melhor e bem mais leve. São pequenas atitudes e gestos que podem ser feitos por qualquer pessoa e vão mudar o modo como você encara o seu emprego.

Claro que, se você estiver em uma situação complicada, na qual chega a ser torturante ir trabalhar, então é hora de procurar um novo emprego. Mas, enquanto você não encontra, que tal aplicar essas dicas e tentar ser um pouquinho mais feliz no seu dia a dia? Não custa nada e todos só têm a ganhar, principalmente você.

01 – 60 segundos para respirar 

“Escolha um momento no meio do dia e defina o alarme para tocar em determinada hora. Quando ele disparar, levante-se da mesa, deixando computador e telefone de lado por um momento e relaxe. Respire fundo, faça uma caminhada pelo escritório, feche seus olhos em algum lugar tranquilo, coma um pedaço de chocolate ou saboreie um chá”, diz Kogan.

“Quando voltar para o que estava fazendo, você vai se sentir revigorado, calmo e mais no controle, mesmo nos mais caóticos dos dias”. Então, não perca tempo e comece hoje mesmo a seguir essa dica de ouro. Porque nada mais calmante do que um respiro em um dia agitado. Esses são 60 segundos que valem ouro.

02 – Antes de checar os emails, faça alguma coisa útil

“Os emails vão sugar você, mas, se você começar o dia fazendo algo de produtivo, você vai se sentir mais preparado para o que vem a seguir. Trabalhe em um artigo, no 
PowerPoint ou Excel, ou apenas organize a sua lista de coisas a fazer. Mas faça algo no qual você sinta que teve algum progresso em direção a um objetivo”, explica Kogan.

Portanto, que tal começar o dia de trabalho vendo o que você tem para fazer durante o expediente e organizando as suas prioridades? Quem sabe finalizando um relatório, revisando algum texto ou algo do tipo. Dessa forma, quando a enxurrada de emails chegar, você estará livre para responder e resolver todos eles, sem nada pendente.

03 – Sempre anote uma coisa boa no final do seu dia

“Os 11 mil estudos que mostram os benefícios de expressar gratidão por aquilo que você já tem não estão errados. Experimente por uma semana e faça isso mesmo nos dias em que as coisas não seguiram seu caminho. Você verá que uma nota positiva no final do dia vai ajudá-lo a aproveitar melhor o seu tempo após o trabalho e se preparar melhor para o dia seguinte”.

Então, seguindo essa dica da executiva, separe um caderninho, um bloco de notas ou até mesmo um documento no computador e anote uma coisa boa que aconteceu no seu dia de trabalho. Essa pequena anotação vai mostrar para você o quanto o seu dia valeu a pena e motivá-lo para conquistar coisas melhores no próximo dia. Que tal tentar?

04 – Personalize seu ambiente de trabalho

“Exploda cores ao seu redor. Colocar na sua mesa as suas canetas e cadernos favoritos é sempre bem divertido, mesmo no mundo digital em que vivemos. Mantenha uma foto favorita de algo ou alguém que te faz sorrir e deixe por perto. Personalizar o seu espaço vai fazer você se sentir mais energizado”, aconselha Nataly.

Essa dica já é seguida por muitos profissionais, por mais sério que seja o emprego. Levar um porta-retratos com uma fotografia preferida para deixar na sua mesa, um objeto que você goste muito, um gaveteiro para guardar os seus itens preferidos, tudo isso vai ajudar você a se sentir melhor no ambiente de trabalho e fará uma diferença enorme.

05 – Todos os dias, distribua uma pequena gentileza aos colegas de trabalho

Segundo Kogan, “a ciência mostra que, quando você faz coisas boas para os outros, você consegue um aumento de energia positiva. Leve o petisco preferido de um colega e deixe em sua mesa como uma surpresa. Convide alguém para um café, faça um elogio genuíno ou deixe um bilhete gentil para algum colega de trabalho todos os dias”.

Não custa nada para quem dá e vale muito para quem recebe. Também é uma dica preciosa para se socializar com as pessoas, ganhando a confiança e a simpatia de todos ao seu redor. Vai sair para almoçar? Convide alguém para ir com você. Comprou um chocolate? Compre outro para distribuir no escritório. Você vai se sentir muito feliz com esse gesto.

06 – Faça uma reunião durante uma caminhada

Reuniões, algumas vezes, podem ser bem chatas e cansativas. Que tal inovar e tentar algo diferente (desde que todos os presentes estejam de acordo)? Uma caminhada pode ser um modo bem inusitado para conversar. Deixe a sala de conferência e saia para as ruas. Além de respirar ar fresco, vocês farão um ótimo exercício.

“Obter 20 minutos de ar fresco por dia ajuda você a se sentir mais feliz. Em vez de se sentar em uma sala de reunião e falar por horas, caminhar ajuda a focar a sua mente e pensar de forma mais criativa. Vocês até podem tornar as reuniões bem mais produtivas”, explica a executiva. Uma forma divertida até mesmo para fechar negócios.

07 – Procrastinar? Talvez!

Ninguém aqui está incentivando você a passar horas intermináveis nas redes sociais ou navegando na internet, mas sabemos que cortar de vez a procrastinação no trabalho é impossível. Vai deixar você cansado, de mau humor e sem ânimo para continuar o seu dia. 

Então, faça isso de uma forma mais produtiva.
Como? Nataly Kogan explica: “Defina uma meta para aprender algo novo. Confira novas receitas, visite novos sites ou leia algum artigo em seu site preferido. Aprender coisas novas vai fazer você mais feliz e ajudar a evitar a sensação de tempo perdido”. Porém, separe alguns minutos para isso. Senão, o que pode ser saudável se torna prejudicial.

08 – Faça um agendamento das suas tarefas

“Quando você é multitarefa, você é 25% menos eficiente e acaba se sentindo sobrecarregado. Pode parecer complicado, mas você deve agendar uma hora para cada tarefa todos os dias. Durante esse tempo, faça apenas uma coisa de cada vez. Se precisar, esconda o seu celular e desconecte-se da internet para evitar distração. Vale a pena”.
Nataly está certa. Muitas pessoas querem fazer várias coisas ao mesmo tempo, a fim de se sentir mais produtivas, mas tudo o que conseguem é se sentirem cansadas e, no fim das contas, não terminam nada. Organize-se. Faça uma coisa por vez e termine-a antes de começar outra. No final do dia, você vai sentir que está com o dever cumprido.

09 – Postura correta

Kogan explica que ficar muito tempo sentado não é bom. “Quando você é desleixado, você se sente menos energizado do que quando você se senta em linha reta, com os ombros para trás. Se você puder, passe algum tempo de pé. Quando tiver que tomar um café ou água, por exemplo, levante-se e ande um pouco”.

Isso não quer dizer que você deve ficar andando pelo escritório. Mas, em vez de deixar uma garrafa com água ou café na sua mesa, que tal levantar e ir tomar? Quando estiver sentado, arrume a postura, alinhando a coluna e endireitando o ombro. Use apoio para os pés e para os pulsos. Isso evitará dores e você se sentirá muito melhor.

10 – Sua música preferida sempre com você

“8 Miles, do Eminem, é a minha canção preferida e eu a toco antes de grandes reuniões, apresentações estressantes ou apenas quando eu preciso de uma dose extra de energia. Descubra uma música que mexa com você e execute-a sempre que você precisar de um impulso para realizar as suas tarefas”, disse Nataly Kogan.

Todo mundo guarda uma música que tem o poder de mexer com os sentimentos. Tenha essa canção com você no seu celular, no computador ou qualquer lugar no qual você possa ouvi-la sempre que precisar. O áudio vai te deixar mais calmo e pronto para poder realizar as tarefas que precisam ser feitas. 



Não acredita? Que tal tentar?
Agora é com você. Antes de criticar e dizer que essas dicas não dão em nada, que tal tentar aplicá-las no seu dia a dia? 





Fonte:Mega Curioso