terça-feira, 29 de julho de 2014

Será que a tecnologia criou novos problemas profissionais?


É inegável o poder de comunicação da tecnologia atualmente. Sua capacidade de transformar a maneira de como interagimos mudou o mundo. O que há alguns anos atrás parecia se tratar de ficção científica, hoje é absolutamente normal e corriqueiro, como por exemplo, um vídeo conferência.

O problema é que todo esse progresso e avanço tecnológico fizeram com que aparecessem pessoas com sérias dificuldades de concentração. E é justamente no trabalho, talvez no escritório, que tais problemas se tornem mais visíveis e deixem marcas mais profundas – tantos as boas quanto as ruins. A distração é um deles. Um estudo da Universidade da Califórnia mostra que profissionais que trabalham em frente a um computador são interrompidos (ou se interrompem espontaneamente) a cada três minutos. Assim, toda vez que isso acontece, leva-se até 23 minutos para retomar a atividade. “Em uma semana, um profissional distraído perdeu muitas horas de trabalho”, conta o psiquiatra Frederico Porto, consultor da LHH/DBM, empresa de colocação de executivos, de Belo Horizonte. E acrescenta: “Além disso, o desgaste mental de mudar de uma atividade para a outra faz a pessoa ficar muito cansada”.

Como se não bastasse, a tecnologia tem sérios efeitos sobre a ansiedade. O sistema de recompensa do cérebro, o mesmo que nos faz comer para não morrer de fome, se adaptou à era digital e acabou por ficar “carente” também de informação. De acordo com Kelly McGonigal, PhD em Psicologia e professora da escola de negócios da Universidade de Stanford, em São Francisco, a consequência é sentir necessidade de consumir notícias assim como se sente vontade de almoçar.

Por esses motivos, a Associação de Psiquiatria Americana incluiu a partir deste ano a desordem no uso da internet no Manual de Transtornos Mentais, espécie de lista das doenças psiquiátricas existentes.

Fonte: Revista Você S/A (Editor Abril – março de 2013)

Mistério aumenta: cientistas encontram dois novos buracos na Sibéria

Nova cratera tem cerca de 15 metros de diâmetro e formato de funil - Marya Zulinova, assessoria de imprensa do governo da região de Yamal-Nenets

Origem do fenômeno ainda é desconhecida e teses vão desde a queda de meteoritos à presença de extraterrestres



RIO — Na metade do mês, o mundo recebeu com curiosidade a informação sobre o misterioso surgimento de uma imensa cratera na Sibéria. Acontece que ela não está sozinha. Reportagem do “The Siberian Times” relata a descoberta de dois novos buracos na região, sendo um na Península de Yamal — conhecida pelos locais como “o fim do mundo” e onde a primeira cratera foi avistada — e outro na Península Taymyr.


A origem dos fenômenos ainda é desconhecida. As teses vão desde a queda de meteoritos à presença de extraterrestres. A versão mais aceita é que o solo da região, conhecido como pergelissolo ou permafrost, está se derretendo de forma mais acelerada devido ao aquecimento global e criando bolsões subterrâneos de gás metano. Por causa da pressão criada internamente, podem ter acontecido erupções que deram origem aos buracos.

A primeira cratera descoberta tem cerca de 80 metros de diâmetro, pouco menor que um campo de futebol, e 60 metros de profundidade. As mais recentes são menores, mas apresentam características semelhantes, como a presença montes de terras nas laterais, que sinalizam algum tipo de movimento violento de dentro para fora.
O novo buraco descoberto na Península de Yamal fica a cerca de 30 quilômetros da primeira e tem diâmetro de aproximadamente 15 metros.

— De acordo com moradores locais, o buraco foi formado no dia 23 de setembro de 2013. 
Observadores dão versões distintas. Um disse que no local havia fumaça e depois, um forte brilho. Já uma segunda versão diz que um corpo celeste caiu lá — disse Mikhail Lapsui, parlamentar que sobrevoou a região no dia 19 de julho.
Para Marina Leibman, cientista chefe do Earth Cryosphere Institute, a descoberta de novas crateras semelhantes pode ajudar na investigação das causas do fenômeno.

— Cada novo funil fornece informações adicionais aos cientistas — disse Marina ao site URA.RU. — Sem dúvida, nós precisamos estudar todas essas formações. Isso é essencial para podermos prever novas ocorrências.

A terceira cratera fica na Península Taymyr, à leste da Yamal. Ela foi descoberta acidentalmente por pastores locais, moradores do vilarejo de Nosok. O buraco tem o formato perfeito de um cone, com cerca de quatro metros de diâmetro e profundidade entre 60 e cem metros.



Fonte: O Globo

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dia do Agricultor


O agricultor é o trabalhador que atua em terras rurais e cultiva plantas com o objetivo de conseguir alimentos, energia, matéria-prima, fibras e mais. 
O trabalho com a agricultura surgiu durante a pré-história, quando alguns indivíduos perceberam que certos grãos poderiam ser enterrados para produzir novas plantas. Essa prática possibilitou o aumento na oferta de alimentos para as pessoas, e o cultivo dessas plantas continuou em contínuo crescimento. 
Atualmente, o Dia do Agricultor é comemorado em 28 de julho no Brasil.  

Fonte: CalendarioBr

sexta-feira, 25 de julho de 2014

10 dicas para jovens que estão começando no primeiro emprego

Sair da faculdade e se jogar no mercado de trabalho não é fácil.
Entrar no mercado de trabalho após terminar a faculdade não é uma tarefa fácil, mas uma situação bem intimidante. O jovem profissional pode até saber mais ou menos o que esperar, mas com certeza algumas coisas serão novidades.
Pensando nisso, o site Glassdoor reuniu dez dicas para ajudar jovens que estão começando no primeiro emprego. Confira:
1- O ritmo vai acelerar rapidamente: assim que passar a fase das papeladas e integração, as coisas vão começar a andar rápido. Você terá tarefas para fazer quase que imediatamente e será preciso organizar um plano para conseguir dar conta de tudo. Para não ficar perdido, tente se organizar o mais rápido possível. Ser positivo ajuda a crescer na carreira.
2- Você terá muitas coisas para resolver por conta própria: você não está mais no estágio, em que todas as atividades são supervisionadas. Agora você terá que fazer as coisas de forma independente, realizando todas as tarefas designadas e cumprindo prazos. Não tenha medo de fazer muitas perguntas no começo, para se certificar de que você está fazendo as coisas da forma correta. Além disso, você não receberá tanto feedback quanto nos tempos de estágio, então não espere receber uma crítica, seja ela positiva ou negativa por cada tarefa completa. Caso esteja preocupado com o seu desempenho, procure o chefe e pergunte.
3- A sua opinião importa: além de ser independente, você também terá de ser criativo. Seu chefe e sua equipe vão esperar que você traga ideias, pense em novos métodos e processos, identifique problemas e traga soluções, por isso, não tenha receio de compartilhar suas ideias em reuniões. Não é apenas porque você é novo na empresa que sua opinião não será levada em consideração, afinal você foi contratado por um motivo e ser inovador vai te ajudar a crescer e se movimentar na empresa.
4- Coloque em enfase o aprendizado: embora esperem que você execute as suas tarefas de maneira independente, não pense que precisa saber como fazer tudo. Afinal, o primeiro emprego também envolve o aprendizado. Aprenda a gerenciar o seu tempo, cumpra os prazos e trabalhe em equipe, e caso a sua empresa forneça oportunidades de qualificação, como bolsas de estudo ou descontos em cursos, não deixe de aproveitá-las.
5- Responda os e-mails em tempo hábil: dependendo do seu perfil, você pode não estar acostumado a responder e-mails frequentemente ou com a velocidade necessária. Porém, no ambiente de trabalho, é essencial responder as mensagens em tempo hábil, de preferência no máximo até 24 horas depois de ter recebido o e-mail. Mas preste atenção e leia suas respostas com cuidado: ser rápido não é desculpa para erros de gramática ou de ortografia.
6- Networking continua sendo importante: não é porque você conseguiu um emprego que não precisa mais continuar com networking, pois alimentar uma rede de relacionamentos será fundamental ao longo de toda a sua carreira. Participe de eventos da empresa, vá a feiras e congressos do setor e conheça os seus colegas. Isso será importante para o seu futuro, seja para quando você trocar de emprego ou para colaborar em um projeto.
7- Envolva-se em atividades em seu tempo livre: na faculdade, era muito fácil fazer atividades extracurriculares. Agora que está no “mundo real”, precisa fazer um esforço para continuar ativo. Junte-se a grupos de ex-alunos, a organizações profissionais ou de voluntariado. Vá para o happy hour com seus colegas de trabalho.
8- Mantenha o controle de suas realizações: ao longo de toda a sua carreira, e especialmente em seu primeiro emprego, você deve manter um registro de tudo o que faz. Seja os artigos que escreve, os relatórios que produz, as ideias que leva para reuniões, apresentações para clientes, planejamento de um evento ou uma campanha de marketing. Mantenha em arquivo todas as conquistas e realizações, para poder discutir com seu chefe ou até em futuras entrevistas de emprego.
9- Seja profissional: ser profissional sempre vai lhe ajudar a crescer na carreira, por isso chegue sempre na hora, seja cortês e vista-se de maneira adequada.
10- Seja positivo: seu primeiro emprego pode ser exaustivo no início e algumas de suas tarefas podem acabar virando tediosas. Em cada etapa, tente manter uma atitude positiva, esteja você estressado ou cansado. Pessoas que reclamam de seus empregos não são tão bem-sucedidas como aqueles que não se queixam o tempo todo.
Fonte: GlobalEmpregos

Dia dos Avós


Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais.

Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.

O surgimento e criação dessa data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.

Dedicamos às vovós uma linda mensagem. Segue abaixo a homenagem:

“A você Vovó que nos cerca de muito carinho, de muito amor. Que nos faz todas as vontades. Que nos dá tudo sem nada pedir. Que nos ama mais que a si própria. A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais. Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos dengando, nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência. Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor.”

Amamos você Vovó!



Fonte: Vocesabia.net

Museu vira labirinto nos EUA

Labirinto no National Building Museum tem 18 metros por 18 metros.
Ele é inspirado nos jardins europeus e nos labirintos americanos de milhoe.

O National Building Museum, em Washington, ganhou um labirinto gigante de 18 metros por 18 metros, em que os visitantes podem se aventurar, procurando a saída.
Ele é inspirado nos jardins labirintos europeu dos séculos 17 e 18 e nos mais recentes labirintos americanos em plantações de milho.

O labirinto vai ficar aberto à visitação até 1° de setembro, segundo o museu.
 Museu vira labirinto nos EUA (Foto: Brendan Smialowski/AFP)
 Museu vira labirinto nos EUA (Foto: Brendan Smialowski/AFP)
 Museu vira labirinto nos EUA (Foto: Brendan Smialowski/AFP)
 Museu vira labirinto nos EUA (Foto: Brendan Smialowski/AFP)
Museu vira labirinto nos EUA (Foto: Brendan Smialowski/AFP)

Fonte: G1 Globo

segunda-feira, 21 de julho de 2014

10 dicas para passar no vestibular



Passar no vestibular é uma tarefa difícil e trabalhosa. Mas, com tranquilidade e uma boa base de estudos esse desafio pode se tornar mais fácil. Essas são as principais indicações que João Paulo Rocha Almeida, primeiro colocado no curso de medicina da USP em 2008, e Leandro Tessler, professor de Física e ex-coordenador do vestibular da Unicamp, deram aos estudantes.

O professor diz, ainda, que o pior erro de um estudante, a essa altura do ano, já no fim de agosto, é exagerar. "Não adianta querer estudar 20 horas por dia. Não dá tempo de aprender muito mais e, o que era para ser uma estratégia, pode até atrapalhar porque abala o lado psicológico".

João acrescenta que é melhor focar no conteúdo mais fácil. "Tentar aprender o que não sabe vai deixar o candidato desesperado e ansioso. É melhor sedimentar o conhecimento que já foi adquirido", aconselha.

Tessler conta que, no caso específico da Unicamp, os vestibulandos não precisam se preocupar em decorar fórmulas, mas em estudar e estar antenado com o mundo. "Não precisa saber a tabela periódica de cor. Eu sou físico, trabalho com isso, e não sei. Nosso vestibular não vai te cobrar isso", diz.

Ele pode não saber de cor, mas anda sempre com uma a mão. O professor mostrou à plateia uma versão pequena da tabela periódica, que ele carrega na carteira.
10 DICAS PARA VOCÊ SE DAR BEM NO VESTIBULAR:

- Começar a prova pelas matérias que você sabe.

- Desenvolver um esquema de estudo que tenha a ver com você, lendo, fazendo resumos, resolvendo exercícios, assim se consegue ter uma alta qualidade de estudo.

- Uma prova bem feira exige, além de conhecimento, um bom preparo psicológico, para não ficar nervoso na hora da prova e acabar tendo o temido "branco".

- Reproduzir a matéria com as próprias palavras é uma boa forma de fixar e aprender.

- Não faltar em nenhuma aula e sempre fazer os exercícios propostos.

- Conseguir ter uma leitura crítica.

- Aproveitar todas as fontes de informação que nos cercam, como jornais, revistas e blogs, e sempre se manter atualizado.

- Entender que o vestibular não é o fim do mundo e que ele é igual para todos.

- Saber que pode mudar de curso é fundamental para não encarar o vestibular c

omo um bicho de sete cabeças.

- Ter em mente que alguma educação é melhor que nenhuma: sempre tenha um plano B.

Fonte: Guia do Estudante

E lembre-se :

É simples, rápido e gratuito estudar com o desconto do Programa Bolsa Educação

O Bolsa Educação é possível através de parcerias realizadas entre o BRED e as Instituições de Ensino, onde o Bred fica responsável pela distribuição de Bolsas de Estudos de até 75% em cursos de graduação, pós-graduação, idiomas, cursos técnicos, profissionalizantes e em escolas desde educação infantil ao ensino médio.

O diferencial do Bolsa Educação é que os descontos podem ser obtidos por qualquer pessoa, sem necessidade de avaliação socioeconômica. Para os cursos de graduação, só é necessário aprovação no vestibular.

Para conseguir o desconto é preciso se cadastrar no site, escolher o curso de seu interesse, após a liberação da bolsa, imprimir o Termo de Encaminhamento, no caso de cursos de graduação, se inscrever no vestibular da faculdade escolhida e após ser aprovado, apresentar o Termo de Encaminhamento no ato da matrícula. Tudo de forma gratuita, rápida e muito simples!

As bolsas oferecidas pelo Bolsa Educação são válidas até o final do curso, basta seguir os procedimentos indicados no Termo de Encaminhamento.

O Bolsa Educação oferece uma ótima opção para quem quer estudar pagando menos. Os procedimentos são realizados inteiramente pela internet, de uma forma rápida e gratuita. Cadastre-se agora mesmo!

http://www.bred.com.br/bolsa_educacao_SobrePrograma.asp

Pesquisa aponta que românticos do Facebook são considerados chatos



Existem muitas atitudes  adotadas em redes sociais que podem ser consideradas chatas, de mau gosto ou irritantes, mas nada é capaz de causar mais incômodo nos usuários do que constantes declarações de amor postadas na timeline. Segundo uma pesquisa feita por Benjamin Lee, professor de psicologia do Harverford College, nos Estados Unidos, os recados de amor entre os casais são extremamente cansativas e irritantes para os outros usuários da rede.

O estudo apontou que muitos usuários chegam a bloquear as publicações no feed de notícias de casais que trocam muitas juras de amor no ambiente virtual. As declarações são muito impopulares no Facebook.

O professor Benjamin Lee e sua equipe entrevistaram cerca de 200 usuários do Facebook para descobrir como estava o namoro deles. Nessa pesquisa, os voluntários autorizaram o acesso ao perfil deles na rede social. Os pesquisadores avaliaram as páginas e descobriram que quanto mais felizes os casais eram no relacionamento, mais chatos eles eram considerados na rede social.

Talvez isso seja apenas um sinal de inveja, mas a verdade é que quem posta muitas fotos e declarações de amor é considerado um “mala” do Facebook. Para provar essa teoria, os pesquisadores criaram páginas falsas na rede social, com atualizações e fotos de romance, e pediram a 100 voluntários para avaliar o conteúdo dos perfis. O resultado foi um julgamento de que os casais eram muito melosos e chatos.


Fonte: Site de Curiosidades

O que é Lethologica?



A Lethologica é um distúrbio psicológico caracterizado pelo esquecimento de palavras, frases ou nomes de pessoas durante uma conversa. O indivíduo que sofre do problema não consegue se lembrar da palavra que deseja para um determinado contexto de um diálogo.

O distúrbio da Lethologica é marcado por um esquecimento temporário. Essa condição resulta numa incapacidade para expressar ou articular pensamentos. O problema pode ser extremamente frustrante para as pessoas que apresentam os sintomas.

Estudos revelam que a Lethologica tem origem psicológica e neurológica. Não existe tratamento para o problema, mas os pacientes podem ser estimulados para lutar contra a perda de memória.

A principal característica da lethologica é o esquecimento temporário. O paciente, normalmente, não consegue se lembrar das informações que necessita no tempo exato, e experimenta certa confusão mental momentânea.

A duração da perda de memória temporária pode variar de paciente para paciente. A lethologica pode estar relacionada ao estresse e a problemas no lóbulo temporal do cérebro.

Ao notar sinais de lethologica, é recomendado buscar ajuda médica para entender o problema e saber como retardar a perda da memória. Quem sofre do distúrbio, geralmente, tende a ficar incomodado com outras pessoas que tentam completar suas sentenças ou encontrar a palavra que está faltando e que o paciente não consegue se lembrar.


Fonte: Site de Curiosidades


sexta-feira, 18 de julho de 2014

13 dicas para se concentrar na hora dos estudos


Por mais que você tente, está difícil fazer sua mente focar nos estudos? Veja as dicas de especialistas para resolver seu problema


Nosso cérebro é meio fanfarrão: na hora de pensar em estratégias para aquele jogo complicado de videogame ou de ler aquela revista que você adora, ele coopera facilmente. Mas quando é preciso sentar e estudar um pouco, parece não haver jeito de alcançar a concentração.
Isso fica ainda mais desesperador quando estamos em ano de vestibular e não temos tempo a perder. Para ajudar você nisso, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com especialistas e pediu dicas para ajudar seu cérebro a se concentrar. Como cada pessoa tem um jeito de funcionar, nem todas elas serão igualmente eficientes para todo mundo. Então é bom fazer uns testes até descobrir quais dão certo para você.

Nosso cérebro é meio fanfarrão: na hora de pensar em estratégias para aquele jogo complicado de videogame ou de ler aquela revista que você adora, ele coopera facilmente. Mas quando é preciso sentar e estudar um pouco, parece não haver jeito de alcançar a concentração.
Isso fica ainda mais desesperador quando estamos em ano de vestibular e não temos tempo a perder. Para ajudar você nisso, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com especialistas e pediu dicas para ajudar seu cérebro a se concentrar. Como cada pessoa tem um jeito de funcionar, nem todas elas serão igualmente eficientes para todo mundo. Então é bom fazer uns testes até descobrir quais dão certo para você.
Não se contente em ler: escreva!
Segundo o professor e autor de livros com dicas para estudos Pierluigi Piazzi, é importante estudar escrevendo, e não só lendo. "Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente", explica ele.
Escreva à mão em vez de digitar
Pesquisas já mostraram que os alunos que fazem isso aprendem mais do que quem só digita. "Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra a mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita", diz o professor.
Como saber o que vale colocar no papel
Faça resumos, fichamentos e esquemas da matéria. Mas nada de ficar copiando todo o conteúdo dos livros. Para saber o que vale escrever, faça de conta que você está preparando uma cola para uma prova. Por ter pouco espaço e pouco tempo para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. É disso que você precisa quando for estudar.

Revise a matéria que aprendeu em aula no mesmo dia
Além de evitar acumular matérias, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que aquilo é importante e o memorize.

Estude sozinho
Vamos combinar que, por mais legal que seja se reunir com os amigos para estudar, você acaba falando mais de outras coisas e as dúvidas permanecem. O professor Pierluigi é um grande defensor da ideia de que só se aprende mesmo no estudo solitário. "Estudar em grupo é útil se você for a pessoa que explica a matéria para os outros. Quem ouve não aproveita", diz ele. A melhor dica para um bom estudo, aliás, e explicar a matéria para si mesmo.

Use as aulas para entender as matérias e tirar dúvidas
Um erro comum, segundo o professor Pierluigi, é fazer dois cursinhos para ter um maior numero de aulas - o que realmente vai fazer diferença no vestibular é o momento em que você estuda sozinho, não o número de aulas que pegou. Mas isso não significa que vale cabular ou dormir nas aulas: elas são importantes para entender a matéria e tirar dúvidas.

Desligue todos os aparelhos eletrônicos.
Na hora de estudar, nada de deixar o celular por perto avisando você de cada notificação no Facebook. E nem caia na tentação de abrir o Facebook só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração. Reserve um tempinho do seu dia só para as redes sociais e faça isso virar rotina para que se acostume a checá-la apenas nesse tempo específico.

Estude em um local organizado e tranquilo
O resto da sua casa até pode ser uma bagunça, mas o local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado e silencioso. Ter muitas coisas espalhadas pode atrapalhar a sua concentração e há o risco de perder tempo procurando coisas que sumiram na bagunça.

Música? Só em línguas que você não entenda
Não é proibido estudar ouvindo música - há quem precise dela para se concentrar. Mas evite ouvir músicas em idiomas que você entenda - isso pode fazer com que você desvie sua atenção para a letra e esqueça a matéria.
Use marca-texto
Usar canetas coloridas e marca-texto para enfatizar os pontos principais é uma boa ajuda para manter o foco no que for importante, especialmente se você tem problemas mais sérios de déficit de atenção. Post-its também podem ser úteis.

Respeite seu tempo
Se você é mais produtivo de manhã, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Quando sentir que a concentração não está rolando de jeito nenhum, faça uma pequena parada e depois volte. Manter intervalos regulares é fundamental - e a frequência vai depender do seu ritmo.

Tenha uma programação organizada, mas seja flexível
Use uma agenda ou quadro branco para organizar suas tarefas e respeite-a! Mas faça programações realistas para que você não se desanime. Definir que você vai estudar durante oito horas por dia se você tem várias outras atividades, por exemplo, não é algo razoável. E esteja aberto para mudanças, caso seja necessário.
Crie um pequeno ritual antes de estudar
Sempre que for mergulhar nos estudos, crie e respeite um ritualzinho antes. Pode ser um alongamento, pegar um copo de suco para deixar na sua mesa, ou que mais achar melhor. Com o tempo, seu cérebro vai entender que é hora dos estudos e ficará mais fácil se concentrar.
Quando a dificuldade de concentração é crônica
Às vezes, a falta de atenção pode ser crônica e estar associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). "Todo mundo pode ser os sintomas, mas não o TDAH de fato. O que conta é chama é a persistência e o prejuízo que isso traz para as pessoas do ponto de vista educacional (como evasão e não conclusão dos estudos) e sociais (dificuldade de inserção no mercado de trabalho, inadaptação social etc.)", explica Cláudia Machado Siqueira, neuropediatra e coordenadora do Laboratório de Estudos dos Transtornos de Aprendizagem (LETRA) do Hospital das Clínicas da UFMG.
Os sintomas do TDAH, tanto de desatenção quanto de hiperatividade, aparecem por volta dos 3 a 7 anos de idade. Na vida adulta, o que fica geralmente é a dificuldade de se concentrar na metade dos casos - a hiperatividade diminui. Pesquisas apontam fatores genéticos e neurológicos como as principais causas prováveis do problema, embora fatores sociais possam contribuir no desenvolvimento de problemas associados.

Nesse caso, é necessário procurar um especialista. "O problema não tem cura, porque é o jeito como seu cérebro funciona", explica Cláudia Siqueira. Mas existe tratamento, geralmente feito com medicamentos e com a chamada terapia cognitivo comportamental (um segmento da psicologia que ajuda a criar estratégias para ajudar a pessoa na organização, planejamento e cumprimento de tarefas e objetivos, como as que a gente listou aqui).


 Fonte: Guia do Estudante

Dia do Amigo

No Brasil o Dia do Amigo é comemorado em várias datas diferentes. O dia 18 de abril é a data popular e não oficial (isto é, não estabelecida por norma) da comemoração do Dia do Amigo.

A data oficial do Dia do Amigo e Internacional da Amizade é 20 de julho.
Nesse dia é frequente a troca de mensagens entre amigos, assim como algumas trocas de presentes e organização de eventos especiais, especialmente nas escolas.



FONTE: CALENDARR

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Dia de Proteção às Florestas




As florestas são áreas com alta densidade de árvores, e segundo alguns dados, elas ocupam em média 30% da superfície da Terra. As florestas são muito importantes para a vida dos seres humanos, entre os diversos motivos para isso, estão a ordem climática que elas oferecem. 
As florestas servem como habitat para os mais diferentes tipos de espécies de animais e plantas. Elas são também grandes fontes de riquezas para o homem, fornecendo madeira, frutas, materiais para exportação e muito mais. 

Em 17 de julho é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, e são feitas diversas campanhas de conscientização para proteger estes locais.  


Fonte: Calendário Br

13 dicas para mandar bem na entrevista de emprego


Por Fernanda Bottoni
Se você foi convidado para uma entrevista presencial com um recrutador ou com seu potencial gestor, é sinal de que já passou por um funil e tanto no processo seletivo. Você pode — e deve — ficar animado, mas de jeito algum pode achar que já venceu o jogo. Para se sair bem nesta etapa, além de respirar fundo, é claro, você precisa pensar no que vai dizer na forma como vai organizar sua fala e se preparar para as mais variadas perguntas.
Confira a seguir 13 dicas para aumentar as suas chances com o entrevistador:

1. Preparando a memória
Dias antes da entrevista, pare para pensar nas situações mais importantes da sua vida profissional. O ideal é que você selecione de 5 a 10 situações e avalie o papel que você desempenhou em cada uma, o que você aprendeu, quais foram os desafios etc. “Essa dica é muito importante para quem vai passar por uma entrevista por competência, aquela em que o entrevistador pergunta sobre situações passadas em que o candidato precisou trabalhar sob  pressão ou teve de liderar um grupo, por exemplo,”, explica Fernanda Thees, sócia-diretora da Loite, empresa de orientação de jovens para carreira e para processos seletivos. Isso porque, na hora do vamos ver, você pode estar nervoso e não se lembrar dos melhores exemplos para contar. Quando selecionar essas situações, observe que cada uma pode se encaixar em diversas competências — liderança trabalha em equipe, comunicação, resiliência etc. “É a melhor forma de você se preparar já que nunca vai saber ao certo que pergunta terá de responder na hora.”

2. Para quem não tem experiência profissional
Se você nunca trabalhou, pode pensar nas principais situações da sua vida escolar ou em família, por exemplo. “O importante é explorar as experiências por que você já passou”, ressalta Caroline Cobiak, consultora interna da área de Jovens Profissionais da Across, especializada em recrutamento de programas de estágio e trainee. E aqui valem os trabalhos em grupo da faculdade, a viagem com os amigos, o intercâmbio que fez sozinho, a festa que organizou etc.

3. Método de estrela
Na entrevista, principalmente para quem já tem bastante experiência profissional, é sempre importante mostrar resultados. Para apresentar suas entregas e realizações profissionais você pode utilizar a técnica STAR, estruturando os casos em Situação-Tarefa-Ação-Resultado. “Dessa forma, você consegue mostrar uma sequência lógica e estruturada de suas conquistas”, afirma Denise Barreto, sócia-fundadora da GNext Talent Group, especializada em recrutamento e seleção.

4. Com chave de ouro
O ideal, segundo Fernanda, da Loite, é que você sempre termine as suas falas com alguma coisa positiva. Por exemplo, você pode finalizar uma história contando que, quando concluiu determinado projeto, foi promovido. “Provavelmente o entrevistador vai pegar um gancho no que você diz por último e, se o gancho vier de alguma coisa positiva, ele tenderá a continuar o assunto”, explica ela. Por outro lado, se você terminar a fala com alguma coisa negativa, como uma demissão, ele tende a perguntar, por exemplo, por que você foi demitido etc. A dica é especialmente válida quando a entrevista for baseada nas informações do seu currículo.

5. Perguntas absurdas
Algumas empresas fazem, sim, perguntas bem esquisitas na hora da entrevista. Já ouvimos falar em “quanto pesa uma girafa”, “quantas bolas de gude cabem num avião” ou até “quantos McDonald’s existem em São Paulo”. Essas questões — aparentemente engraçadinhas — podem parecer só uma pegadinha, mas, em grande parte dos casos, são feitas para testar o seu raciocínio lógico. O mais comum é que elas sejam aplicadas em bancos de investimento e consultorias, além de empresas modernas como o Google, que é muito adepto desse tipo de questionamento para todas as posições. Se você se deparar com uma pergunta desse tipo, demonstre como você é capaz de estruturar seu raciocínio para chegar a uma resposta lógica, que não necessariamente precisa estar correta. “No caso da pergunta do McDonald’s, por exemplo, conheço uma pessoa que fez uma regrinha de três e foi aprovada no processo seletivo”, conta Fernanda, da Loite. O candidato respondeu mais ou menos assim: na minha cidade, que tem x habitantes, há x McDonald’s. Em São Paulo, há mil vezes os habitantes da minha cidade, logo, deve haver mil vezes a quantidade de McDonald’s que existem lá. Simples assim.  “O importante é usar a lógica e o repertório que você tem para demonstrar que entendeu a pergunta e estruturou bem seu pensamento.”

6. Sorriso amarelo
Há casos também em que esse tipo de pergunta aparentemente absurda é feito para “quebrar o gelo” e observar a reação do candidato. “Não existe resposta certa ou errada, o que conta é a percepção do recrutador diante da resposta, seja ela qual for”, afirma Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching. Portanto, vale a pena ter bom humor e evitar aquele “sorrisão amarelo” de quem não tem ideia do que vai dizer ok?

7. Fazendo a lição de casa
Outra questão que frequentemente aparece nas entrevistas é “Por que você quer trabalhar aqui?”. Pode parecer uma perguntinha à toa, mas por trás dela existe a vontade de a empresa encontrar profissionais com valores alinhados aos seus. Pode acreditar que não existe resposta pronta para essa questão. Para respondê-la, você tem, sim, de fazer a lição de casa e pesquisar tudo o que puder sobre a empresa – desde o setor em que ela atua suas características de gestão, seus dados financeiros, seus desafios, seus concorrentes etc. “Muita gente confunde a empresa com a marca e responde que é consumidor da marca desde criança e sempre sonhou em trabalhar na empresa”, explica Caroline, da Across. Segundo ela, não é isso que o entrevistador quer saber. Ele quer ver se você acha bacana o horário flexível que a empresa oferece, por exemplo, ou a sua informalidade entre chefes e subordinados.

8. Perguntas são bem-vindas (e bem vistas)
Não é apenas respondendo as perguntas do entrevistador da melhor forma que você pode ganhar pontos com ele. Sabia? Outra estratégia bem interessante é a de fazer perguntas que demonstrem primeiramente que você pesquisou informações sobre a empresa e, em seguida, que tem interesse pela empresa e pela vaga em questão. Para começar, tome o cuidado de não perguntar coisas que você poderia saber dando uma simples busca pela internet. Se a entrevista for para uma oportunidade de trainee, por exemplo, você pode perguntar como é a retenção dos talentos na empresa. “Pergunte, por exemplo, quantos trainees a empresa teve no programa anterior, quantos permanecem lá, quantos viraram gestores”, recomenda Caroline, da Across.

9. Totalmente Big Brother
Fique também atento a todos os seus gestos desde o momento em que chegar à empresa. “Você pode estar sendo analisado já na recepção, na forma como trata o atendente”, alerta José Roberto, do Instituto Brasileiro de Coaching. Gentileza e educação nunca fazem mal.

10. Coerência nas redes sociais
Se você está nas redes sociais, por mais que tente proteger sua privacidade, pode estar certo de que o recrutador já deu uma espiadinha no que você anda fazendo por lá. Portanto, vale a velha recomendação de pensar antes de postar qualquer coisa. Além disso, na hora da entrevista, seja coerente com seu perfil das redes. Não diga, por exemplo, que não bebe, se já postou uma foto com copo de cerveja.

11. Nem pense em mentir
Contar uma mentira, aumentar uma coisinha aqui e outra ali é muito arriscado em qualquer tipo de entrevista. O recrutador — lembre-se disso — é uma pessoa treinada para perceber esses deslizes. Ele faz isso o dia inteiro e tem experiência no assunto…

12. Cuidados essenciais
Na hora de escolher o que vestir, procure algo que combine com sua área de atuação. O ideal é usar uma roupa bem cuidada, mas com que você se sinta confortável (e não como se estivesse usando uma fantasia). Na dúvida, prefira cores neutras e formas simples.

13. Seja você
Por fim, mesmo que você esteja sob pressão, nervoso, ansioso, tente ser você mesmo na conversa com o entrevistador. “Somente se você se colocar de forma genuína, autêntica e verdadeira é que será lembrado pela sua individualidade”, afirma Denise, da GNext.

Boa sorte!

Fonte: Vagas.com

Americano tenta matar aranha com lança-chamas e põe fogo na casa

Morador de Seattle usou lata de tinta e isqueiro para matar animal.
Chamas se espalharam e causaram prejuízo de R$ 133 mil.

Um americano de Seattle, no estado de Washington, cometeu um grande erro ao usar um lança-chamas improvisado para tentar matar uma aranha dentro de casa, e acabou provocando um incêndio.
Ao avistar o animal, o homem, que não foi identificado, usou uma lata de tinta e um isqueiro para gerar uma grande chama, na tentativa de matar o artrópode. No entanto, o fogo acabou se espalhando e tomou conta da residência.
Segundo as autoridades, o americano estava com a mãe no local, mas ambos conseguiram fugir em segurança. No entanto, a "brincadeira" causou mais de R$ 133 mil em danos ao imóvel e à mobília.

Além disso, não há informações se a aranha foi devidamente exterminada com a manobra.
 Americano provocou incêndio em casa ao tentar matar aranha com lança-chamas improvisado (Foto: Elaine Thompson/AP)
Ao tentar matar animal, homem causou mais de R$ 133 mil em danos na casa (Foto: Elaine Thompson/AP)


Fonte: G1 Globo

Carta de escola a alunos dizendo que nota 'não é tudo' faz sucesso na internet

Mensagem diz que provas nem sempre avaliam o que faz estudantes serem "especiais e únicos".



Uma carta enviada aos alunos de uma escola da Inglaterra se tornou viral na internet ao dizer que as notas nem sempre representam aquilo que os fazem "especiais e únicos".
O texto diz aos alunos que a escola está "orgulhosa" do "enorme empenho" que eles demonstraram e que deram "o seu melhor durante uma semana complicada".
"Estes testes nem sempre avaliam tudo aquilo que faz cada um de vocês serem especial e único."
A mensagem foi enviada aos alunos da escola primária Barrowford, em Lancashire, no noroeste da Inglaterra, com os resultados de dois importantes testes.
Os organizadores das provas, diz a carta, "não conhecem cada um de vocês... da mesma maneira que seus professores os conhecem, eu espero, e certamente não da maneira como suas famílias".
Eles não sabem "como você é confiável, gentil e alguém que tem consideração, e ainda que tentasse, todos os dias, dar o melhor de você".
A carta termina dizendo aos alunos "que comemorem os resultados" obtidos, mas lembra de que "há várias maneiras de ser inteligente".
A diretora da escola, Rachel Tomlinson, disse estar "absolutamente surpresa" pela reação à carta, que foi reproduzida no Facebook e no Twitter e virou notícias em diversos jornais. Ela disse ter encontrado a mensagem em um blog americano na internet.
A diretora negou que a mensagem da carta era de que as notas dos testes não importam. "Nós nunca daremos aos alunos a mensagem de que as conquistas acadêmicas não são mportantes - o que fazemos é ter certeza que aprovamos alunos confiantes, articulados e realmente independentes que assim seguirão rumo à próxima fase de suas carreiras escolares".
No Twitter, a escola Barrowford comemorou: "'Uau'. Há mensagens em todo o mundo sobre esta carta!! Tudo o que fizemos foi lembrar nossos (alunos) o quão incríveis eles são!!!".

A mensagem foi reproduzida mais de mil vezes e o nome da escola virou um das palavras mais comentado no Twitter.

Fonte: G1 Globo

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Dia do comerciante



O comerciante é o profissional que trabalha na área do comércio. Ele geralmente trabalha vendendo algum tipo de produto. Toda pessoa que trabalha com este tipo de atividade é considerada um sujeito mercantil pelo Direito Comercial, tornando-se então objeto de regulação. 
Quem compra algo na loja não é considerado comerciante, apesar de estar envolvido em um ato de comércio. Esta pessoa é considerada então objeto de um comércio acidental. 
Dia do Comerciante é comemorado em 16 de julho no Brasil, e esta data é considerada para os estes profissionais.  

Fonte: Calendário Br

Foto de Iceberg que lembra rosto do super-herói 'Batman' vira hit na web

Usuário postou registro curioso em rede social.
Imagem foi reproduzida mais de 1,3 milhão de vezes.

O usuário “eightbitlincoln” compartilhou uma imagem na rede social Reddit que começou a fazer sucesso na web, ao mostrar um iceberg com um formato que lembra o perfil do super-herói Batman.
Diversos usuários que comentaram na postagem concordaram com a semelhança, e até postaram uma foto modificada digitalmente, na qual fica ainda mais evidente a semelhança entre o busto do homem-morcego e a montanha de gelo.

A foto fez bastante sucesso na web, e foi reproduzida mais de 1,3 milhão de vezes.

 Usuário postou imagem de iceberg que lembra busto do super-herói Batman (Foto:          Reprodução/Imgur/eightbitlincoln)
 Em imagem manipulada, usuário deixou ainda maior a semelhança entre a de montanha de  gelo e o homem-morcego (Foto: Reprodução/Imgur/stealthtrojan)



Fonte: G1 globo

terça-feira, 15 de julho de 2014

5 dicas de sucesso do estagiário que virou presidente da IBM

Rodrigo Kede, presidente da IBM no Brasil, cita alguns dos fatores que considera fundamental para chegar ao topo da carreira profissional.

São Paulo - Desde 2012 a IBM no Brasil conta com o presidente mais jovem da sua história. Mas isso não significa que Rodrigo Kede, de 40 anos, não tenha trilhado um longo caminho na empresa até chegar ao mais alto posto da companhia.
Graduado em engenharia mecânica pela PUC-Rio, ele entrou na IBM quando ainda estava na faculdade. “Comecei como estagiário em 1993”, contou a internautas esta semana, durante o bate papo online Na Prática, organizado pela Fundação Estudar.
Ou seja, foram mais de 20 anos de experiência de trabalho na IBM e, por isso mesmo, fica mais surpreso com sua pouca idade para um cargo tão importante quem é de fora. “Aqui na IBM, as pessoas foram me conhecendo e acabou sendo natural”, diz ele que aos 33 anos já era CFO da empresa.
Mas não foi só o tempo de casa que o levou ao topo, é claro. Aliás, ele conta que esse nunca nem foi o seu objetivo maior de carreira. “Todo mundo quer crescer, ganhar dinheiro, mas, logo que me formei, minha cabeça era muito mais focada em desenvolvimento do que o pensamento de chegar nesse cargo ou naquela função”, diz.
E, por isso que deu certo, na opinião dele. Confira quais as regras que ele seguiu ao longo da sua carreira de sucesso e que podem servir como inspiração para muitos outros profissionais:
1. Sair sempre da zona de conforto.
Acomodação, conforto e crescimento definitivamente não andam juntos, afirma Kede. “Tem que sempre estar fora da sua zona de conforto para crescer e progredir”, diz.
As etapas da sua trajetória confirmam que ele sempre seguiu esta regra. Pela IBM, trabalhou nos Estados Unidos, comandou divisão na América Latina, trabalhou com as regionais da Ásia, passou pelas áreas financeira, de operações e de negócios.
“Uma companhia que fatura 100 bilhões de dólares ao ano, tem 400 mil funcionários em 170 países dá essa chance de quase trabalhar em outra empresa estando na mesma”, diz.

2. Conectar-se com as pessoas dentro da empresa
As temporadas internacionais de trabalho pela IBM foram fundamentais para o sucesso, segundo Kede. E o networking é parte importante nesse processo. Por meio dele, as pessoas passaram a conhecer o seu trabalho e a confiar nele também.
“Além de conhecer outra cultura e trabalhar com coisas diferentes, tive a chance de me conectar com pessoas da companhia e isso me abriu várias portas e acelerou minha carreira”, conta.
3. Recursar-se a aceitar frases como: “isso não dá pra fazer”, “é muito complicado” , “ninguém nunca fez”
Sua filosofia de carreira sempre foi a de correr atrás das coisas. “Acredito plenamente que para ter uma carreira de sucesso é preciso sempre não aceitar o inevitável. Não consigo aceitar situações e pessoas dizendo que não dá pra fazer, que é muito complicado, que ninguém nunca fez”, conta.
4 Identificar-se com valores e pessoas dentro da empresa
A trilha de sucesso na IBM também relacionada à identificação com pessoas e com o propósito da companhia, segundo Kede. Foi isso que o motivou a continuar trabalhando e a recusar um sem-número de propostas de outras empresas.
“Fiquei na IBM porque gostava muito das pessoas. Gosto do propósito que é ligado ao desenvolvimento da sociedade”, diz.
5 Errar, aprender e corrigir
Impossível só acertar. Mesmo a mais bem sucedida carreira coleciona alguns tropeços. “Tem dia que volto para casa e penso que devia ter feito algo diferente.”, diz Kede. De acordo com ele isso é normal. “Você erra, aprende e corrige”, explica.

FONTE: EXAME.ABRIL

Dia do homem



O Dia do Homem é uma iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, e é quando geralmente alguns grupos atuam na defesa dos direitos masculinos. Esta data acontece desde 1992.

A origem do homem possui diferentes explicações, podendo variar de acordo com as concepções filosóficas, religiosas, míticas e científicas. A masculinidade é representada pelo símbolo de Marte, que faz parte da mitologia grega.

O Dia do Homem é comemorado em 15 de julho no Brasil.


FONTE: CALENDÁRIO BR

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Dia da liberdade de pensamento



Dia da Liberdade de Pensamento celebra o direito que cada um tem de manifestar as suas opiniões e ideias de forma livre. É um conceito essencial nas democracias atuais.
A liberdade de pensamento é um direito fundamental garantido pela Constituição Federal de 1988. Em contraposição a esse elemento, existe a censura, que já foi aplicada no Brasil, impedindo que veículos publicassem determinados tipos de matérias.
Dia da Liberdade de Pensamento é comemorado em 14 de julho no Brasil.  


FONTE: CALENDÁRIO BR

Gatinhos mostram sincronia ao seguirem brinquedo com a cabeça

                       Vídeo foi registrado em abrigo para felinos em Quebec, no Canadá.
                           Bichanos encantaram usuários com sincronia com a cabeça.



Um vídeo gravado em um abrigo para gatos em Quebec, no Canadá, encantou os usuários ao mostrar diversos gatinhos se mexendo em total sincronia, enquanto tinham seus reflexos testados ao mesmo tempo (assista).

Ao mexer um brinquedo, todos os sete filhotes ficam com os olhos vidrados no objeto logo à frente, e balançando a cabeça todos juntos.

Em alguns momentos uns bichanos até tentam agarrar, sem sucesso, o brinquedo com as patas.


FONTE: G1 GLOBO

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Toda vez que eu bocejo, sai lágrima nos meus olhos. Por quê?

O bocejo é um mecanismo de alerta.



Quando o nosso corpo identifica um cansaço, tédio ou sono. Nessas situações nosso metabolismo diminui, isso faz com que  a circulação sanguínea diminua, baixando também a concentração de oxigênio no organismo e no cérebro.

Sempre ao bocejar lacrimejamos e a nossa boca fica com mais saliva.
No momento em que inalamos uma grande quantidade de ar acelera a circulação sanguínea e aumenta a concentração de oxigênio, principalmente no cérebro. Quando isso acontece como se a gente “carregasse” as energias em nosso corpo, melhorando assim a nossa atenção e nos deixando mais despertos.

Quando o bocejo é necessário e bocejamos, os principais músculos da nossa face se movimentam provocando uma espécie de contorção facial.

O bocejo movimenta os músculos da face e comprime as glândulas lacrimais e salivares!


FONTE: VOCESABIA.NET