É muito mais comum ouvir nossos amigos reclamando de seus trabalhos do que os elogiando, não é? Claro que muitas pessoas estão satisfeitas com o que fazem, mas hoje vamos falar daquelas que vão além da satisfação, e são viciadas! A tribo dos workaholics, os viciados em trabalho, é uma tribo bem diferente, porque é uma das únicas que seus membros provavelmente nem se conhecem.
Ao invés de compartilharem os interesses em comum, como outras tribos fazem, eles estão quase sempre isolados em seus mundos, pensando em trabalho, trabalho e trabalho. Bom, existem vários níveis dentro desse vício. Há aqueles que são meio workaholics, mas que conseguem manter sua vida social numa boa. Nesses casos é até engraçado. Quem não tem aquele amigo meio paranoico que vive conectado com seu trabalho pelo celular ou laptop?
Enquanto isso não atrapalha a vida pessoal, tudo bem, mas quando começa a interferir pode até virar uma doença. Essas pessoas, por se cobrarem demais e terem muito medo de fracassar, começam a ter insônia, mau-humor, atitudes agressivas e até depressão.
Geralmente são pessoas competitivas, vaidosas e ambiciosas, que chegam a trabalhar mais de 12 horas por dia, sem contar os sábados e domingos, levam tarefas para casa e marcam reuniões durante o almoço, checam o e-mail de hora em hora, mesmo quando estão de férias.
Existe uma diferença entre ter um vício por paixão ao que faz e por obrigação. Muita gente nem gosta do que faz, mas trabalha muito e o tempo todo na esperança de se dar bem na vida, ser reconhecido e nunca correr o risco de fracassar. Quem trabalha mais do que o necessário buscando retorno financeiro e sucesso, acaba nem percebendo e desfrutando de suas conquistas, pois está sempre ocupado demais com o trabalho.
Quer saber se você é um workaholic? Essas perguntas podem ajudar: quando vai almoçar fica pensando ou conversando sobre trabalho? No final de semana seu hobby é ter ideias novas para colocar em prática na segunda-feira? Você tem medo de viajar, pensando que vai dar tudo errado no seu trabalho sem você? Não consegue ficar sem seu celular ou computador por mais de meia hora? Entra em desespero só de pensar em não conseguir acessar seu e-mail?
Se respondeu sim para a maioria você corre riscos de ser um deles. Quer uma dica? Não deixe isso interferir na sua vida pessoal. Não abra mão de um final de semana na praia com os amigos por estar preocupado com o trabalho e quando for se distrair se desligue totalmente do resto, isso quer dizer, esconda o celular e deixe o computador em casa.
E aí, você conhece algum workaholic? O que você acha, ser dessa tribo é bom ou ruim? Conte pra gente!
Fonte: Mais Estudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário