terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Itaú, Bradesco e Banco do Brasil são as marcas mais valiosas do país

O mercado financeiro dominou mais uma vez o topo do ranking das marcas brasileiras mais valiosas, divulgado nesta terça-feira (266) pela consultoria Interbrand. O Itaú permaneceu na liderança, com valor de marca estimado em R$ 19,3 bilhões – apesar da queda de 13% em relação ao ano anterior.


AS 25 MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL EM 2013
 MarcaValor (em R$ milhões)
1Itaú19.329
2Bradesco14.085
3Banco do Brasil11.839
4Skol9.399
5Petrobras8.736
6Natura7.455
7Brahma7.201
8Antactica3.134
9Vivo2.632
10BTG Pactual1.924
11Cielo1.172
12Casas Bahia993
13Renner842
14Lojas Americanas757
15Caixa702
16Oi699
17Extra621
18Hering616
19Ipiranga607
20Porto Seguro475
21Totvs382
22Havaianas375
23Pão de Açúcar347
24Ponto Frio346
25Arezzo294
Na sequência, permanecem Bradesco (R$ 14 bilhões) e Banco do Brasil (R$ 11,8 bilhões). O valor das marcas dos bancos recuou, respectivamente, 7% e 4% sobre 2012.
Completam o Top 10: Skol, Petrobras, Natura, Brahma, Antarctica, Vivo e BTG Pactual, que faz sua estreia no ranking como a primeira marca brasileira de banco essencialmente focado em investimentos.
O relatório destaca que, entre 2007 e 2012, o BTG Pactual assessorou mais de 255 transações e realizou sua primeira Oferta Pública de Ações (IPO), com captação de R$ 3,7 bilhões.
O Itaú, maior banco privado do país, ocupa a liderança desde 2001, quando foi lançada a primeira versão do ranking. Até 2011, a instituição só tinha visto seu valor de marca crescer, ano após ano. Este foi o segundo ano consecutivo de recuo no valor da marca como consequência de projeções financeiras mais conservadoras, segundo o levantamento.
Segundo a Interbrand, houve uma perda acumulada de R$ 5,5 bilhões entre as cinco primeiras da lista.
"Se, por um lado, quatro das cinco primeiras marcas perderam valor, outras incrementaram seus valores de maneira significativa. Houve um avanço forte das marcas de cerveja, com
crescimento médio de 27% puxado pelo desempenho excepcional da Ambev no mercado interno, aproveitando os grandes eventos esportivos que se aproximam", destacou André Matias, diretor de avaliação de marcas da Interbrand.
Estreias 
Outras duas marcas apareceram pela primeira vez na lista das 25 marcas mais valiosas do país: Porto Seguro e Arezzo. Já a marca Ipiranga voltou a figurar no ranking, após cinco anos fora.
A Hering (18ª colocada) foi elo terceiro ano consecutivo a marca que mais cresceu em valor de marca, com uma alta de 58% sobre 2012. Na sequência, aparecem Brahma e Casas Bahia, com aumento de 42% no valor da marca. Em terceiro lugar vem a Ciel, com 35%.
O ranking leva em conta principalmente os resultados financeiros da empresa, a influência da marca no processo de escolha do client e a capacidade de superar a concorrência e garantir a demanda e os ganhos ao longo do tempo.


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