sexta-feira, 4 de outubro de 2013

7 profissões do futuro


Todo estudante deve fazer planos para alcançar seus objetivos. Quem está se preparando para o vestibular tem que pensar em sua carreira: qual curso escolher, que faculdade estudar, o que dá prazer, qual é o retorno financeiro etc. Para ajudar um pouco nessas decisões, listamos algumas carreiras que prometem movimentar a economia pelos próximos anos. Olha só.



Tecnologia da Informação (TI) e comunicação
Os perfis dos profissionais do setor estão cada vez mais complexos e as empresas precisam de pessoal com qualificações e conhecimentos em plataformas específicas. Além disso, a previsão é que os investimentos em redes sociais continuem a crescer, o que demanda especialistas na área. A área de TI cada vez mais se aproxima da comunicação.
Telecomunicações
O setor de telecomunicações necessita cada vez mais de especialistas em tecnologias como transferências de dados, 3G e Rede IP, cabos, entre outras. Quanto mais cresce o número de usuários de celulares, por exemplo, aumenta a demanda nas redes de telecomunicações e de telefonia celular.
Sustentabilidade, meio ambiente e saúde
As empresas devem investir cada vez mais em profissionais voltados às áreas ambiental e de sustentabilidade. Nesse caso, a necessidade é por profissionais que acompanham e tenham experiência e especializações no setor. Cada vez se fala mais sobre ambiente , vida saudável e bem estar, por isso deve haver crescimento também em áreas como estética, turismo e hospitalidade, relacionadas ao bem-estar.
Construção civil
O setor também deverá se beneficiar com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016,. Além de programas como o “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal, e o crescimento do setor imobiliário no país que aumentam a procura por profissionais especializados. Falta desde mão de obra básica até analistas financeiros voltados à área da construção.
Setor farmacêutico
Laboratórios do exterior buscam trazer investimentos para o Brasil, o que demanda profissionais técnicos e com atuação científica.  A pesquisa e o desenvolvimento, que sempre foram feitos lá fora, pode passar a acontecer no país.
Setor contábil, fiscal e financeiro
Por conta do aquecimento da economia, a demanda por profissionais nas áreas contábil, fiscal e financeira é crescente. O setor de fundos de investimentos também está em crescimento. Há muitos investidores estrangeiros querendo aplicar em fundos de investimentos no Brasil em função do alto retorno.
Recursos humanos
O aquecimento do mercado de trabalho faz com que as empresas busquem profissionais de recursos humanos qualificados para atuar em áreas como as de desenvolvimento, capacitação, treinamento, gestão e retenção. Há demanda também por profissionais que saibam treinar líderes com origem técnica.

Fonte: Globo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário