sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Livros clássicos que viraram filmes

Sabe aqueles livros que você é obrigado a ler no colégio ou para o vestibular? E que geralmente todo mundo acha super chato? Pois é, muitos deles viraram filmes e são uma boa opção para quem não conseguiu ler os livros. Depois de assistir ao filme as chances de se interessar pela história são maiores e muita gente se empolga e fica com vontade de ler a obra.
Mesmo se você continuar não gostando da história, tudo bem, pelo menos com o filme você vai saber do que se trata e pode entender melhor aquela matéria da escola ou acertar uma questão no vestibular. Para ajudar vocês nós selecionamos alguns livros clássicos que foram para o cinema.

Memórias Póstumas de Brás Cubas: O livro de Machado de Assis é narrado por um homem que já morreu. O protagonista, Brás Cubas, conta sua história de vida e é repleto de ironias e sarcasmos. O diretor André Klotzel transformou a história em filme em 2001. Marcos Caruso, Sonia Braga e Reginaldo Faria (imagem acima) fazem parte do elenco.
O Primo Basílio: O livro de Eça de Queiroz conta a história de uma jovem casada que se apaixona por seu primo, mas acaba sendo chantageada pela governanta que descobre o caso dos dois. A obra virou filme em 2007 com direção de Daniel Filho e um elenco de primeira: Fábio Assunção, Débora Falabella, Reynaldo Gianecchini e Glória Pires.
Dom Casmurro: O clássico escrito por Machado de Assis conta a história de uma rapaz, o Bentinho, que se apaixona ainda criança por sua amiga Capitu. Ele se casa com ela, mas o seu ciúmes e a constante dúvida sobre a fidelidade de Capitu os afastam cada vez mais. O livro foi uma das obras brasileiras mais traduzidas para outros idiomas e virou filme em 2003. Dirigido por Moacyr Góes e estrelado por Marcos Palmeira, Bruno Garcia e Maria Fernanda Cândido, o filme reconta a história de uma perspectiva nova.
O Guarani: A obra de José de Alencar, uma das mais importantes da literatura brasileira, conta a história dos índios  e suas lutas com os portugueses. No livro o autor transforma o índio Peri em um verdadeiro herói brasileiro e narra seu romance com Ceci, filha dos nobres portugueses. O livro gerou sete versões de filmes no cinema. A última, lançada em 1996, tem autores como Marcio Garcia, José de Abreu e Glória Pires.
Macunaíma: A obra de Mário de Andrade é considerada um dos grandes romances do modernismo brasileiro. É a história de um índio sem caráter, considerado o anti-herói, que sai de suas terras e vai conhecer a cidade grande de São Paulo onde vive várias aventuras. Em 1969, o livro virou uma comédia nos cinemas com direção de Joaquim Pedro de Andrade.
Morte e Vida Severina: O livro, escrito por João Cabral de Melo Neto, narra a trajetória de um migrante nordestino que sai de sua cidade rumo ao litoral em busca uma vida melhor. O narrador é o próprio protagonista, o homem simples chamado Severino. A história foi transformada em filme em 1977 e dirigido por Zelito Viana. Stênio Garcia e Elba Ramalho fizeram parte do elenco.
Fonte: Blog mais estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário