quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Técnicas de brainstorming para ideias criativas


Nem todo mundo tem a habilidade de ser criativo, mas com algumas técnicas específicas fica mais fácil desenvolver a criatividade. Separamos algumas dicas para fazer um brainstorming correto, conforme seu estilo de aprendizado.

Para quem não sabe o que é brainstorming, vamos explicar agora. Trata-se de uma técnica que as pessoas podem usar para terem ideias criativas em diversos trabalhos. Usá-la corretamente, de acordo com seu estilo de aprendizagem, é uma excelente maneira de ser eficaz no trabalho.
Nesse post, vamos sugerir duas categorias de pessoas: cérebros direitos e cérebros esquerdos. Os cérebros direitos são pessoas que estão acostumadas com a variedade e diferentes ideias, formas e padrões. Elas apreciam o processo de criação e não se preocupam com uma ordem estabelecida. Os cérebros esquerdos são pessoas que só conseguem trabalhar com coisas organizadas. Elas não se sentem a vontade com a bagunça e precisam saber quando começar e quando parar.
Se você se identificou com as características das pessoas com o cérebro direito, veja algumas dicas para fazer um brainstorming corretamente.
Escreva em um papel todas as suas ideias sobre determinado tema e não se importe com uma ordem ou padrão específico. A seguir, escolha aquilo que fizer mais sentido dentro do tema proposto e comece a organizar essas ideias. Coloque o que for mais interessante primeiro e tente desenvolver outras ideias em cima disso. Vá listando esses tópicos e formulando a base para sua redação. Quando conseguir formar um início, meio e fim para aquilo que pensou, comece a escrever, se baseando nas anotações que fez.
Se você se identificou com as características do cérebro esquerdo, veja algumas dicas para fazer um brainstorming corretamente.
Em uma folha de papel, coloque tópicos sobre o tema que pretende abordar no topo da página. Pense em três ou quatro subcategorias que poderiam basear seu texto. Você pode pensar em como introduzir o tema e suas teses e desenvolver seus parágrafos a partir disso. Uma vez que todas as suas ideias estejam colocadas no papel, você terá uma linha de raciocínio para fazer sua redação de maneira clara e objetiva.
Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário