Você realmente sabe quais as funções de um assistente social? Hoje vamos discorrer um pouco sobre essa profissão, e mostrar quais as expectativas que o estudante pode ter nessa área. Confira!
O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais.
O profissional dessa área também atua em penitenciárias, propondo ações e desenvolvendo a capacitação para a reintegração dos presos. Além disso, pode trabalhar em órgãos públicos e empresas particulares, realizando campanhas de segurança no trabalho e acompanhando funcionários nas questões de saúde, finanças e família. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.
Como está o mercado?
A maior parte das vagas ainda é oferecida por órgãos e empresas do setor público, nos níveis federal, estadual e municipal. Programas governamentais, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), sempre necessitam repor seus quadros. Nas ONGs, as contratações são realizadas sem a necessidade de concurso público.
Fonte: Guia do Estudante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário