Muitas pessoas se interessam por cursos à distância porque precisam economizar tempo para trabalhar mais, mas grande parte acaba desistindo da ideia porque fica na dúvida se vale a pena e até mesmo se esses cursos são regularizados e têm o mesmo valor da graduação tradicional.
Apesar de existir desde o século XIX, a educação à distância (também chamada de EAD) só ganhou atenção pedagógica na última década. Para se ter uma ideia, no ano 2000 existiam dez cursos de graduação não presencial, segundo dados do Inep/MEC. Oito anos depois, os estudantes já contavam com mais de 640 opções.
No entanto, mesmo tendo representado 14,3% do total de matrículas no ensino superior em 2008, a EAD ainda é vista com maus olhos pelos interessados em cursar uma graduação ou pós. Uma das prováveis causas para essa desconfiança é a falta de informação e divulgação. Por isso, aí vai uma explicação de como funciona esse tipo de curso.
Na EAD, assim como na graduação tradicional, a duração do curso e o tipo de diploma dependem da modalidade escolhida (bacharelado, licenciatura, tecnológico, pós etc.). A diferença entre os dois tipos é que na educação à distância o aluno cumpre a maioria das tarefas em casa, frequentando a instituição de ensino somente para realizar algumas atividades e fazer as avaliações. O material didático e o conteúdo curricular são, dessa forma, transmitidos por meios alternativos, como correspondência, TV e internet, sendo esse último o mais utilizado.
A vantagem desse tipo de curso é que o aluno é estimulado a pesquisar e interagir com o professor para entender a matéria. Além disso, a EAD é ideal para quem não possui tempo para estudar. Outro ponto importante é que essa modalidade é vista por muitos pedagogos como uma forma de inserção social, pois possibilita que pessoas de regiões onde o ensino de qualidade é quase inexistente tenham acesso a uma boa educação.
Então, vale a pena ou não? Nós acreditamos que vale sim! Se você for uma pessoa organizada e dedicada com certeza aprenderá tanto à distância quanto em aulas presenciais. Porém, se você tem dificuldades de aprendizado é melhor tomar cuidado. Para quem tempo para fazer uma faculdade presencial nós recomendamos que aproveitem e usem o que o ambiente estudantil tem de melhor, fazendo novas amizades e já criando suas redes de contatos profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário