quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Marketing é uma boa opção?


O marketing é uma área de atuação em que se fazem estudos e avaliações de uma marca no meio publicitário. O profissional de marketing trabalha com números, percepções sobre um produto e dados do mercado. Por exemplo: quando uma empresa quer vender mais no ano seguinte, é o marketing que faz o estudo de quais oportunidades ela pode explorar para crescer.

O mercadólogo trabalha diretamente com o objetivo de estimular a venda de um produto e serviço. Ele analisa as melhores táticas e oportunidades de mercado para cada cliente – que pode ser tanto uma marca, uma empresa ou até uma pessoa. Quem se forma em marketing estuda as melhores condições para um cliente melhorar as vendas ou a imagem. Para isso, geralmente trabalha-se com pesquisa de mercado. São esses resultados que ajudam uma empresa a descobrir quem são seu público-alvo e como o agradá-lo com mais facilidade.

Logo no começo do curso, o aluno estuda sociologia, introdução ao marketing e contabilidade. Entre as matérias mais específicas que se aprende ao longo dos quatro anos de faculdade, estão: comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, administração estratégica, pesquisa de marketing e até direito. No último ano, o aluno deve optar entre gestão de marketing ou pesquisa de mercado. Já o curso de tecnólogo divide-se em disciplinas de comunicação e finanças e dura apenas dois anos.

O salário inicial desse profissional gira em torno de R$700,00 (empresa de pequeno porte) a R$ 2.000.00 (empresa de grande porte).  O mercado de trabalho está em alta para o bacharel e o tecnólogo. Há boas ofertas de emprego nas capitais das regiões sul e sudeste, já que praticamente todas as empresas de médio e grande porte possuem departamentos de marketing, sendo que o profissional pode atuar desde grandes corporações até institutos de pesquisa e órgãos públicos.

Popularmente chamados de marketeiros, os formados nesta área não aceitam muito bem este termo, que é usado para definir o profissional que vende um produto, serviço ou imagem a qualquer custo para o cliente, o que não é verdade. Por isso, o termo correto para os formados neste curso é mercadólogo, derivado do substantivo mercado, e que representa o campo de atuação dos profissionais formados em marketing.

E aí, se interessaram pela profissão?

Fonte: Blog Mais Estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário