quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Como falar com seu chefe sobre um colega de trabalho problemático?



Colegas de trabalho problemáticos podem transformar o tempo que você passa no trabalho em um pesadelo. O fato de falarem incessantemente, serem ofensivos ou até ineficientes podem fazer com que você se sinta muito incomodado. Mas se a situação está diminuindo sua produtividade, ou simplesmente acabando com seus nervos, falar com seu superior pode ser a solução. Mas como fazer isso sem parecer antiético?

1. Fique calmo: evite chorar ou gritar ao falar com seu chefe sobre um colega de trabalho problemático. Se um incidente específico te deixou bravo ou chateado, espere até que essas emoções desapareçam para argumentar com seu superior.

2. Pratique o que você quer dizer: você deve ficar tão nervoso na presença de seu chefe ou tão confuso com a pressão de ter que permanecer calmo que pode se esquecer de algum acontecimento importante. Tente ensaiar seu discurso na frente de um espelho ou anotar os principais pontos a serem discutidos.

3. Fale apenas sobre os fatos: evite insultar traços da personalidade do seu colega de trabalho ao falar com seu supervisor. Em vez disso, ressalte observações concretas a respeito de eventos.

4. Foque sua argumentação em como o comportamento de seu colega de trabalho é ruim para a empresa: seu chefe tem mais chances de tomar medidas se ele acreditar que o colega de trabalho está prejudicando a eficácia da empresa.

5. Peça uma solução específica: reclamar do seu colega de trabalho problemático apenas por uma questão de desabafo pode piorar em vez de ajudar a situação.

6. Aceite o resultado: não grite com o seu chefe se você não gostar do que ele tem a dizer sobre suas queixas. Isso pode piorar a situação.

Fonte: eHow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário