segunda-feira, 29 de julho de 2013

SEGUNDA-FEIRA: PORQUÊ NINGUÉM GOSTA DELA?


A cena é velha: na segunda-feira de manhã, bocejos por todos os lados, pessoas com olheiras e o tempo passando devagar. Alguns, até, com o tradicional mau humor de início de semana. E se um bem humorado se arriscar a perguntar o porquê do incômodo, certamente vai ouvir um harmonioso “eu odeio segunda-feira”. A segunda-feira nos intimida porque nos serve de lembrete de nossas dificuldades.Na verdade, a culpa nem é do “dia”, mas dos “elementos” do dia. A célebre frase do Garfield resume o sentimento de muitas pessoas. Segunda-feira é o dia de voltar ao batente, começar tudo de novo, romper com a tranquilidade do fim de semana. 
Mas, afinal, o que explica a sensação de mal-estar, preguiça e indisposição que atinge tantas pessoas? Os psicólogos e psicanalistas explicam que são diversos os motivos que levam as pessoas a estar, às segundas-feiras, em um estado de sofrimento. “Esse dia é, para muitos, um balde de água fria no princípio de prazer experimentado no fim de semana e muitos não conseguem lidar com este corte”, explicam. 
Esse motivo explica o fato de muitos exagerarem na dose de busca pelo prazer no fim de semana. “Para essas pessoas, é inconcebível o lazer durante a semana e, por isto, a segunda-feira é um dia tão ruim. Significa a volta ao enquadramento rígido, onde nenhum prazer é permitido.” 
Por isso, o ideal é manter um equilíbrio do princípio de prazer e de realidade. “Permita-se alguns pequenos prazeres, como jantar com amigos numa terça, ir ao cinema numa quinta. Enfim, não deixar os prazeres somente reservados para serem experimentados aos sábados e domingos”.


O gato Garfield e seu horror ao início da semana

Gordo e preguiçoso, o gato Garfield, criação do cartunista americano Jim Davis, é a personificação da aversão ao primeiro dia útil da semana. Criado em 1978, o bichano ganhou fama mundial por odiar as segundas-feiras. Seu criador, no entanto, admite que, ao contrário do seu mais famoso personagem, não chega a ter horror ao dia. “É fácil não odiar segundas-feiras quando você ama o seu trabalho”, garantiu Davis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário