quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Por que é importante você se prevenir contra o câncer?

Tem alguns assuntos que fomentam tanto medo e angústia na gente que às vezes evitamos até falar a respeito. O câncer é um deles. Mas é uma bobagem evitar falar sobre qualquer tipo de coisa: falar esclarece, ajuda, traz à tona nossas expectativas e medos e é o primeiro passo para evitarmos as coisas ou nos livrarmos delas. Falar é libertador.
Hoje é o dia Nacional de Combate ao Câncer e, dentre tantas outras postagens que já fizemos e faremos sobre esse assunto, conversamos com o Dr. Ademar Lopes, cirurgião oncológico e vice-presidente do A.C.Camargo Cancer Center, para ajudar a desmitificar o assunto e entender que sim – o câncer está e estará sempre presente no nosso dia-a-dia – mas é passível de prevenção, tratamento e cura. Só precisamos abrir os olhos e estar sempre preparados.
Não – não estamos falando que câncer é algo tranquilo. Vai continuar sendo difícil lidar com ele ainda por algum tempo. Mas é sempre, sempre muito melhor lidar com as coisas com serenidade, e isso se torna mais fácil quando já conhecemos – e melhor ainda quando podemos evitá-las. Por isso, esteja sempre de olho no diagnóstico: o câncer não é contagioso, tem cura e pode ser prevenido. Quando descoberto no início, 9 em cada 10 casos têm chance de cura.

Qualquer um pode ter câncer?

Dr. Ademar Lopes: ”O câncer é uma doença crescente em função do aumento da longevidade das pessoas. A expectativa de vida do brasileiro, em 1950, era em torno de 40 anos. Hoje é de 74 anos. Esta é uma doença que, como regra geral, não faz distinção de raça, gênero, crença e condição socioeconômica. A presença de casos de câncer na família não significa obrigatoriamente um câncer hereditário, mas aumenta o risco de desenvolvimento da doença.”

Quais são os principais fatores de risco?

Dr. Ademar Lopes: “O maior fator de risco isolado para se ter câncer é a idade, pois, quanto mais a pessoa vive mais ela se expõe aos agentes causadores da doença. Cerca de 10% dos tumores são hereditários e os demais esporádicos, ou seja, adquiridos durante a vida pela exposição a agentes físicos, como os raios solares e radiações ionizantes oriundas dos acidentes nucleares, agentes químicos como os produtos oriundos da queima do tabaco pelo hábito de fumar e os agentes biológicos como o vírus da hepatite B e alguns tipos de vírus do HPV. No caso dos tumores hereditários, o aconselhamento genético, ou seja, orientação sobre a procriação é relevante para a prevenção.”

Existem formas efetivas de prevenir o câncer?

prevencao
Dr. Ademar Lopes: ”Sim. Não fumar, não se expor excessivamente aos raios solares, vacinar contra alguns tipos de vírus, como o da hepatite B, e HPV, evitar a obesidade por meio de uma dieta equilibrada e pela prática de exercícios físicos, adotar o consumo moderado de bebidas alcoólicas, tratar lesões precursoras, como remover um pólipo do intestino ou um nevo (pinta preta da pele), são algumas das medidas de se evitar a doença.”

Como posso prevenir o câncer em mim e ajudar pessoas a prevenirem?

Dr. Ademar Lopes: ”As pessoas, como regra geral, acham importante fazer um check-up cardiológico, mas não adotam a mesma medida em relação ao câncer, ou seja, fazer um onco-check-up. Ao fazer um check-up para câncer, podemos encontrar algumas lesões precursoras e tratá-las, evitando o futuro aparecimento da doença ou fazendo diagnóstico precoce. Se fizermos diagnóstico precoce e tratamento apropriado, as chances de sucesso no tratamento superam 90% e, mais importante do que isto, sem mutilação e a baixo custo.”

Existe uma idade mais comum para ocorrência do câncer?

Dr. Ademar Lopes: ”Dos 520.000 casos novos previstos para este ano no Brasil, em torno de 12.000 ocorrem em crianças, e os demais, em pessoas adultas e, principalmente, naquelas mais idosas. Assim sendo, o câncer pode ocorrer em qualquer idade, mas quanto mais se vive, mais se aumenta o risco.”

Qual a importância do Dia Nacional de Combate ao Câncer?

Dr. Ademar Lopes: ”O câncer é uma doença comum. O número de novos casos esperados para o Brasil neste ano é em torno de 520.000. Dedicar um dia para falar sobre a doença, sobre a importância da prevenção, de se adotar hábitos de vida saudáveis e evitar os fatores de risco e o diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento é fundamental. Essa data traz a possibilidade de uma conscientização em massa. Quanto maior for o acesso da população às informação, mais chances teremos de combater o câncer.”

Ok, quero me prevenir, e agora?

O ideal é que você inicie uma vida com novos hábitos saudáveis e procure seu médico para um check-up completo, com direito ao onco-check-up.
Caso você ainda tenha dúvidas a respeito, o A.C.Camargo Cancer Center oferece alguns materiais para ajudar a se informar melhor sobre o assunto.
Fonte: Indiretas do Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário