quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como manter a disposição no trabalho



A carência de noites de sono bem dormidas é uma epidemia que tem levado à obesidade, problemas cardíacos e acidentes de carro. As pessoas estão muito mais atarefadas do que há 10 anos e balancear as obrigações vitais tem se tornado cada vez mais difícil. Mas planejar uma rotina diária pode ajudar a aumentar o tempo de sono, fazendo com que você se sinta mais alerta e energizado.

1. Tentar diferentes práticas noturnas pode te ajudar a relaxar e adormecer: especialistas alertam que necessitamos de pelo menos oito horas diárias de sono. Tome um banho ou medite uma hora antes de se deitar. A luz interrompe os padrões do sono, por isso, escolha cortinas escuras para evitar claridades.

2. Tomar café pela manhã é um hábito que pode ser mudado: beba café à tarde. Seu organismo está mais alerta pela manhã, mas começa a se deteriorar perto do meio-dia. Por isso, evite qualquer tipo de bebida com cafeína nas primeiras horas do dia.

3. Seu organismo retarda à tarde: se possível, tire uma soneca no meio da tarde. Coma uma refeição bem pesada para induzir ao sono e defina um alarme para despertar em meia hora.

4. Fazer um alongamento rápido ajuda a acordar o corpo: levante-se e alongue-se. Ficar sentado faz com que o fluxo sanguíneo concentre-se na parte inferior do seu corpo, resultando em menos oxigênio indo para seu cérebro.

5. Mudar de dieta pode ajudar: não coma doces ou fastfood. O açúcar do seu sangue deve manter-se estável para evitar que você sinta sono. Para dar impulso a seu sistema de alerta, é mais recomendado que se ingira carboidratos.

Mais dicas!
- para permanecer acordado e alerta enquanto dirige, mantenha a temperatura do ar condicionado fria e coloque uma música de batidas fortes para tocar.
- evite dormir entre 20h e 21h. Esse é um período de pico de energia no seu organismo.
- se você acordar para ir ao banheiro ou fazer um lanche, mantenha o quarto escuro. Expor-se à luz durante a noite faz o relógio do seu organismo reiniciar, dificultando o sono.
- não faça exercícios ou ingira cafeína de cinco a seis horas antes de dormir.
- mantenha sua rotina de sono nos seus dias de folga.
- sonecas à tarde não devem ultrapassar uma hora, pois depois disso, fica mais difícil acordar.
- depois de uma soneca à tarde, você pode acordar meio lento, mas esse efeito deve durar, no máximo, 15 minutos.

Fonte: eHow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário