sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Dica de filme para o final de semana - Invocação do Mal

Quais são alguns dos ingredientes básicos de um filme de terror? Vamos pensar… Uma família feliz que acaba de se mudar para uma nova casa antiga em um local afastado? Barulhos e acontecimentos inexplicáveis no meio da noite? Um porão? Uma boneca com a qual você não conseguiria dormir se estivesse no mesmo quarto? O capeta?! (HA-HA) Clichês, né? Tudo isso está em Invocação do Mal, que vai de encontro ao senso comum criado sobre o que temos visto nos últimos filmes que deveriam ser assustadores, com um detalhe que faz toda a diferença: uma boa direção.

PosterO filme conta a história do casal de investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren, que vivem por aí dando palestras e mostrando que, muitas vezes, há explicações perfeitamente racionais para o medo das pessoas. Até que, um dia, Carolyn Perron consegue convencê-los a visitar a nova casa em que foi morar com seu marido Roger e suas cinco filhas, na Fazenda Harrisville, longe de todo o universo. Aí…
Mesmo sendo “baseada em fatos reais”, falando assim não parece ser lá grande coisa. Esse apelo não necessariamente significa alguma coisa pro público acreditar (e se borrar), mas é aí que a mão de James Wan começa a fazer diferença. O diretor é responsável, com Leigh Whannell, pela criação da franquia Jogos Mortais, na qual ele mostrou muito talento para explorar algo que não é abstrato, como o sofrimento e angústia regados a muita dor e tortura física. Hoje o terror é judiado demais e são pouquíssimas as vezes que um filme é realmente digno de fazer parte desse gênero. Invocação do Mal, com tudo isso, porém, conseguiu ir de encontro a tudo o que estamos acostumados.
Invocação do Mal aborda outro tipo de medo e não apela para sustos, apesar de também não abrir mão deles. O filme mantém um clima de tensão constante, a narrativa e os planos de câmera são criativos. Tudo isso só ganha mais brilho com a atuação dos atores, que parecem realmente acreditar no que estão vivendo. A trilha sonora se encaixa perfeitamente com o clima das cenas, tornando raros os momentos que você poderá relaxar durante os 112 minutos de filme.
É claro que também há os pequenos deslizes. O roteiro com algumas pontas soltas que poderiam ser resolvidas facilmente, isso pode soar como uma certa preguiça. A experiência estética das assombrações também são repetidas se você já assistiu Gritos Mortais, um filme menos prestigiado do diretor. Mas, vamos chamar isso de estilo, ou assinatura. :P
O fato é que Invocação do Mal é um filme de terror REALMENTE assustador. Do tipo difícil de encontrar e que merece se tornar um grande clássico do gênero, daqueles que adolescentes escolhem assistir quando vão passar uma noite sozinhos e estão afim de experimentar um pedacinho do inferno. 
Confira o trailer:

Fonte : Judão

Nenhum comentário:

Postar um comentário