terça-feira, 24 de setembro de 2013

5 habilidades que a faculdade não ensina e o mercado exige

Apesar da faculdade nos ensinar inúmeras matérias durante o período do curso, ainda existem algumas habilidades específicas que o aluno deve buscar conhecer. Nem tudo o que o mercado exige é transmitido durante os anos na universidade. Conheça agora 5 habilidades que a faculdade não ensina, mas um futuro profissional bem sucedido deve saber.

1 – Contratar
Contratar alguém para trabalhar com você não é a mesma coisa que convidar um colega para fazer um trabalho. Muita gente só descobre o tamanho desse desafio quando precisa recrutar pela primeira vez. Muita vezes, um superior ajuda nessa tarefa, mas nem sempre isso acontece. Além disso muitos acham que as únicas pessoas boas são aquelas que são espelhos deles próprios, em vez de alguém com característicascomplementares aos deles.
2 – Ser Multicultural
Fora a possibilidade de ter um inter cambista na turma ou estudar por um período em uma universidade estrangeira, poucas são as iniciativas oficiais de muitas universidades por aí para colocar os alunos em contato direto com diferentes culturas. No mercado de trabalho o cenário é outro: o chefe pode ser coreano, o colega da mesa ao lado, espanhol, a empresa parceira, indiana e o cliente, chinês. A falta de profissionais qualificados no país, a internacionalização das empresas brasileiras e o desembarque de grupos globais por aqui aproximou a rotina corporativa do cenário de Babel.
3 – Negociar
Nas estruturas atuais que a maioria dos cursos estão assentados há pouco espaço para que o aluno tenha voz, consequentemente, aprenda a negociar. No máximo, as discussões e acordos são fechados dentro do grupo de trabalho, feitos geralmente com pessoas parecidas. Dentro da sala de aula não se ensina a comprar ou vender uma ideia.
4 – Ser interdisciplinar
Na faculdade, as matérias até podem ser apresentadas em dias ou semestres diferentes. Mas, no ambiente corporativo, o conhecimento adquirido em cada uma delas deve ser usado de forma integrada e isso, infelizmente,  as faculdades ainda não sabem manejar. As pessoas aprendem  a resolver problemas de maneira separada, mas no ambiente corporativo terão de resolver vários problemas de uma vez só.
5 –  Portar-se em uma reunião
As empresas estão mais participativas e menos patriarcais. Com isso, os mais novos são envolvidos nas reuniões desde cedo. Seja por não saber ler ambientes direito, negociar ou falar em público, poucos recém-formados estão prontos para encarar a missão de portar-se em uma reunião.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário