Cada tipo de redação deve estar de acordo com o que o escritor deseja expressar. É comum o estudante ficar em dúvida entre uma redação acadêmica e uma redação técnica. Você saberia a diferença entre um e outro? Para te ajudar nessa tarefa, separamos os cinco tipos de textos mais importantes.
1 – Redação Acadêmica
A redação acadêmica é aquela cujos textos se caracterizam por descrever uma informação de forma sistemática e lógica. Exemplos deste tipo de composição são as teses e monografias. Neste tipo de texto, é importante investigar muito bem o tema em questão e, no momento de redigir, devemos levar em conta a estrutura clássica de introdução, desenvolvimento do conteúdo, a conclusão e, finalmente, a bibliografia utilizada para a elaboração do trabalho. Tudo isso tem como objetivo refletir um trabalho detalhado de pesquisa desenvolvido de forma ordenada e coerente.
2 – Redação Literária
A redação literária é aquela que tem como finalidade a expressão artística por meio da linguagem escrita. Uma obra literária, por exemplo, um poema, pode expressar um número infinito de sentimentos, emoções ou ideias do escritor. Exemplos de textos literários são ensaios, contos, novelas, poemas e até textos não ficcionais, como memórias, autobiografias, entre outros. Este tipo de composição se destaca por dar ao escritor uma liberdade completa na hora de escrever. Os escritores normalmente expressam suas ideias por meio de ensaios, já que este é um gênero bastante utilizado, no qual os autores expressam suas ideias de uma maneira simples, livre e pessoal.
3 – Redação Jornalística
A redação jornalística é aquela utilizada nos meios de comunicação escritos. Os textos jornalísticos se caracterizam principalmente por relatar notícias ou acontecimentos atuais ou por manifestarem uma opinião sobre tais fatos. Exemplos comuns deste tipo de texto são crônicas jornalísticas, artigos puramente informativos, artigos de opinião de colunistas, etc. Cabe mencionar que os textos jornalísticos têm ganhado grande importância e difusão graças à internet. Isso tem possibilitado, inclusive, a difusão massiva de informação por meio das redes.
4 – Redação Formal ou Administrativa
A redação formal ou administrativa é aquela empregada nos documentos, nas notas de diversas índoles, currículos e outros textos de uso frequente nos lugares de trabalho e outros âmbitos similares. As redações desse tipo costumam ter um formato de redação determinado devido ao seu caráter formal. Nestes casos, o redator não pode se expressar com uma linguagem pessoal. Outro aspecto importante é a estrutura. Se desejamos redigir, por exemplo, um memorando, é importante conhecer a forma e a localização correta dos dados do destinatário, a maneira correta de se apresentar, a linguagem do documento, o tema abordado, etc. Exemplos de redações formais ou administrativas são: memorandos, circulares, notas de agradecimentos, notas de renúncia, convites.
5 – Redação Técnica
A redação técnica faz referência aos escritos próprios de uma determinada ciência ou disciplina. Os textos desse tipo de redação se caracterizam por possuírem uma linguagem e estrutura de redação exclusiva do âmbito científico ao qual pertencem. Alguns exemplos de redações técnicas: informes de contas de uma empresa, relatórios administrativos, etc.
Fonte: Universia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário