segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como encontrar a sua vocação?

Muita gente acredita que nascemos com dons. Pode até ser verdade, mas nem sempre descobrimos ou desenvolvemos esse dom. Podemos ser muito bons em algo e nem saber, pois não tivemos contato ou interesse em conhecer determinada atividade. Muitas pessoas podem passar pela vida sem encontrar sua vocação, ou então sentir que não têm vocação para nada. E se for esse o seu caso, você deve estar se perguntando: o que fazer?

O que é vocação?
Vocação é uma habilidade específica ou um conjunto de habilidades que se tem em realizar certas tarefas. É bom entender de onde vem a vocação: “da combinação entre a genética, pois os genes determinam a propensão para atividades específicas, e o ambiente em que se cresceu”, explica o médico Abram Topczewski, neuropediatra do Hospital Albert Einstein. E é na infância, principalmente, que as bases biológicas das habilidades são estimuladas e esculpidas. A família e a condição socioeconômica têm um peso enorme nesse processo. Quanto mais espaço a criança e o jovem tiverem para experimentar coisas novas e expressar seus gostos, melhor.
Ou seja, sem um ambiente favorável, não há como as aptidões genéticas florescerem. Conforme a área, existem ainda períodos na infância mais propícios para dar início ao desenvolvimento de determinadas habilidades. Então, o que fazer se você acredita que durante a infância não desenvolveu nenhuma vocação?
Aceite a dificuldade
Gênios como  Mozart ou Albert Einstein, que parecem ter sido modelados no útero materno para seguir o seu caminho profissional, não somam nem 5% da população. Para a esmagadora maioria das pessoas, a escolha da área em que se formar e trabalhar é um processo marcado por dúvidas e, consequentemente,angústia.
Descubra habilidades
O primeiro passo é olhar para trás, pensar no que você sempre gostou de fazer e analisar o que você fazia bem. Tente lembrar dos elogios que recebia, eram elogios pelos seus desenhos, pela sua criatividade, pela organização, ou o quê? Isso pode ajudar bastante. Depois pesquise muito sobre as profissões, tente visitar os locais de trabalho e imagine o que você gostaria de estar fazendo daqui 5 ou 10 anos. Parece clichê, mas essas dicas podem realmente ajudar, se o exercício de reflexão for feito com boa vontade e paciência.
Resumindo, não há uma fórmula matemática que ajude a descobrir nossa vocação. Mas com algumas técnicas e através de muita observação, podemos entender melhor quais são as nossas habilidades e o que nos dá mais prazer. Você deve levar em conta não só suas habilidades, mas o interesse despertado pelas atividades a elas relacionadas e o sentimento de realização que a sua prática pode proporcionar.

Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário