Montar um portfólio é mais um diferencial para melhorar seu currículo e aumentar suas chances de conquistar um bom espaço no mercado de trabalho. Em alguns casos apresentar um portfólio é essencial, para profissionais de publicidade, fotografia, design, por exemplo. No entanto, nem todos sabem como montar um bom portfólio e muitos não entendem o objetivo desse recurso.
Então, para começar precisamos deixar claro o que é um portfólio: é uma seleção dos melhores trabalhos realizados por um profissional, em qualquer área, e pode ser em diversos formatos, pode conter fotografias, apenas textos, áudios, vídeos, depende da atuação do profissional. Um detalhe que poucas pessoas sabem é que o portfólio pode ser impresso, mas pode ser online também, o que tem sido cada vez mais comum.
O objetivo é mostrar ao recrutador que você é capaz de atuar em determinada área, indicando a experiência que você já tem, a qualidade do seu trabalho e também já deixando claro sua personalidade e seu perfil como profissional.
Para começar é muito importante selecionar apenas os melhores trabalhos. Algumas regras dizem que o ideal é separar 10 peças. O melhor é organizar esse material por ordem cronológica ou por área de atuação. Exemplo: anúncios feitos para seguimento saúde e em seguida publicações para a área de educação.
Como o mercado hoje está mais competitivo é preciso ir além do simples portfólio armazenado em pastinhas pretas com divisórias. É preciso inovar e abusar da criatividade. Tem gente que apresenta o portfólio dentro de caixas, com brindes estranhos, em pastas com diferentes formatos e cores, etc.
Em relação ao conteúdo a dica é escolher aqueles trabalhos que te agradam mais e que você acredita que mostram melhor quem você é como profissional. Não se deixe influenciar, mas também não tenha dó de se desfazer de trabalhos que demandaram muito esforço e, no entanto, não ficaram tão bons.
As peças do seu portfólio, sejam fotografias, textos ou vídeos, precisam falar por si só, porém é preciso organizá-las para a empresa, colocando data, contexto, breve histórico da criação e outras informações específicas, por exemplo, para qual cliente foi feita a campanha ou em que veículo o texto foi publicado. Muito importante: só coloque trabalhos em que você foi o único autor ou que teve participação crucial.
Depois de tudo pronto é só levar o material até as empresas, entregar e torcer para que eles se surpreendam positivamente. Ou então, subir tudo em algum site e assim você pode divulgar por e-mail ou pelas redes sociais.
Muitas empresas vêm optando por receber portfólio online, por ser mais prático e poder ser analisado diretamente no currículo antes mesmo da entrevista presencial. Se você puder ter um domínio só seu para construir seu portfólio, ótimo! Mas mesmo com um endereço próprio, não é bom desprezar os sites de portfólios mais conhecidos, como o Flickr, o CarbonMade e o Picasaweb.
Fonte: Mais Estudo
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