De acordo com especialistas, a carência teórica dos Ensinos Fundamental e Médio, a facilidade de acesso à graduação nas IES (instituições de Ensino Superior) privadas e o excesso de opções são os principais fatores contribuintes para esse questionamento dos alunos recém-chegados à universidade. Para eles, os alunos tomam essa decisão muito cedo e não têm paciência para se certificarem se gostam ou não do curso. Além disso, atualmente temos tudo industrializado e pronto, o que acostumou a nova geração a não ter de fazer nada.
Por isso, é preciso avaliar bem se os motivos que levam ao questionamento são frutos da resistência em enfrentar a nova realidade ou de efetiva incompatibilidade com o curso escolhido. Nesse contexto, os alunos devem ter paciência e se conscientizar que passam por uma mudança de paradigma e que as conquistas dependem unicamente do esforço e do estudo deles.
Em seguida, a recomendação é para que façam projeções sobre o que esperam para a carreira e a vida. A finalidade é perceber que o curso é apenas uma etapa e, principalmente, que as disciplinas tendem a ficar mais práticas depois dos primeiros períodos. Para tanto, vale conversar com professores ou com profissionais.
- Tenha paciência e entenda que a prática da profissão só é possível com a assimilação do conteúdo teórico dos primeiros períodos;
- Avalie seus planos de longo prazo. Se as possibilidades de conquistas futuras estiverem claras para você, a tendência é que as dificuldades imediatas se tornem mais fáceis de encarar;
- Procure exercer na prática o que aprende em sala de aula. Para isso, cheque quais são as alternativas oferecidas pela faculdade ou até antecipe a entrada no estágio;
- Tome consciência de que o contexto universitário é diferente – e muito mais exigente em termos de estudo e dedicação – do que o do Ensino Médio;
- Faça o planejamento financeiro e avalie o impacto que a mensalidade, os livros e o transporte terão sobre seu orçamento. Se for o caso, avalie as opções de financiamento estudantil oferecidas.
Fonte: Universia.
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