A escola não influencia de maneira decisiva o desempenho do aluno no vestibular, nem substitui, de forma alguma, a garra e a vontade de vencer.Ao estudar sozinho, o candidato às vezes perde longas horas tentando resolver as questões mais cabeludas, dá um trabalhão danado, mas aprende para valer e nunca mais esquece.O que realmente é decisivo para a obtenção de altas notas no vestibular são aquelas horas em que estudou a matéria sozinho, em casa ou na biblioteca. O que faz a diferença mesmo é “enfiar a cara no livro”, enfim, virar-se por conta própria.A auto-suficiência contribui para beneficiar o amor próprio, o que estimula o aluno a levar adiante suas inúmeras tarefas escolares. Ele passa a confiar no próprio taco, e por isso suporta qualquer adversidade nas provas, encara tudo com otimismo e peito aberto.
Antes de entrar para uma prova, jamais se esqueça de fazer suas necessidades fisiológicas.Deixe seu cérebro cuidar apenas das questões que o vestibular lhe trouxer.
Tomar um banho morno antes da prova, finalizando com uma ducha fria pode ajudar muito. Mas é preciso não absorver o choque térmico. Grite bem alto quando o corpo receber água fria. Solte seus bichos.
Muitos candidatos, na busca de garantir mais tempo para os estudos, tomam bebidas energéticas, muito usadas hoje em dia. O uso freqüente desses produtos pode levar à dependência e até a problemas cardíacos – como a taquicardia, por exemplo – além de gerar efeito depressivo. Muitas dessas bebidas energéticas contêm alta dosagem de cafeína e, algumas, até álcool. Outras misturas, como coca-cola com café e pó de guaraná com acerola prejudicam o sono e afetam a memória e a capacidade de concentração. Portanto, não entre nessa onda!
Vá às bibliotecas com freqüência para pesquisar e aumentar seus conhecimentos.
Estude questões básicas: estrutura e função dos componentes celulares; divisão celular; leis de Mendel; genética dos grupos sanguíneos; processos de digestão, respiração, circulação e excreção; regulação hormonal e nervosa; fisiologia vegetal; efeitos dos principais poluentes, etc.
Cuidado! Administre o branco, não fique desesperado. Às vezes, um aluno mediano, de cabeça-fria, se sai melhor nos vestibulares em função de sua calma. Na hora da prova, a pessoa com excesso de ansiedade pode apresentar sintomas como taquicardia, distúrbios gastrointestinais, transpiração em demasia (sudorese), entre outros.O que fazer na hora do branco? Nada! O vestibulando deve acalmar-se, pensar em coisas boas naquele momento. Se cumpriu todas as obrigações, estudou, preparou-se, não precisa se preocupar.
Escolha cadeiras confortáveis, que, depois de horas de estudo, não causem dores na coluna, nos braços e nas pernas.Ficar deitado ou recostado na cama pode causar sérios problemas posturais. Nunca estude deitado, para não cair no sono.
Além da interpretação cuidadosa dos enunciados das questões, os vestibulandos devem redobrar a atenção nos cálculos. Qualquer descuido será fatal.
As anotações bem feitas serão de grande valia na hora de estudar em casa. A boa letra dos textos nos cadernos, nas aulas de Redação e nas provas dissertativas contribui para o sucesso do estudante.
A letra legível nas provas e redações (não precisa ser redondinha, pedagógica) contribui para que o avaliador entenda o pensamento e as respostas do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário