- APROVEITE TODOS OS HORÁRIOS.
Não perca um minuto sequer do seu precioso tempo. Aproveite os minutos usados com deslocamentos, como as viagens de ônibus, por exemplo, ou as folgas no trabalho para repassar o que foi estudado.
Habitue-se a pensar, refletir, questionar e debater. O conteúdo assim torna-se assimilado, faz parte de você, pois tomou posse do saber.
A atividade física controla a ansiedade e aumenta a auto-estima. Pratique exercícios físicos, de preferência de segunda a sexta-feira. Escolha uma de que goste e comece a praticá-la aos poucos, sem forçar muito. Lembre-se de que não é um atleta que está treinando para as olimpíadas.
Manter-se atualizado é tão importante quanto estudar. Intensifique o seu grau de atualização, especialmente por meio da leitura de jornais, revistas e pesquisa na Internet.
Mantenha a atenção nas aulas. É o melhor momento da aprendizagem.A assiduidade às aulas é fator de sucesso, pois é difícil achar quem substitua a explicação do professor. É a comunicação direta, dinâmica e viva. Na lousa, as setas facilitam a percepção rápida. Há concomitância de palavras, gestos, figuras. O professor sabe de antemão os pontos mais obscuros, que apresentam mais dificuldades. Há alunos que procedem como turistas. Aparecem de vez em quando para fazer suas visitas e, no fim do ano, se tornam especialistas em cálculos de porcentagem de faltas: aborrecem professores e funcionários da secretaria e estão sempre à deriva, em vias de entrar pelo cano.
Há alunos de escolas particulares que fazem cursos paralelos de Português, Matemática e outras disciplinas.
Aluno acostumado a aulas particulares acaba “bagunçando” na escola regular, já que depois é tudo explicado novamente. Além disso, torna-se dependente nos estudos, nunca estudará sozinho e jamais será um autodidata.Há pais que enchem seus filhos de cursos paralelos à programação escolar. Aprender língua estrangeira, música, algo que a escola regular normalmente não oferece, é bom; sobrepor novo conteúdo àquilo que normalmente é desenvolvido nos cursos normais é prejudicial.
Acredite em si mesmo! A autoconfiança é um fator importante, que começa a partir da aplicação diária e intermitente aos estudos. Se não passar no primeiro vestibular em que se inscreveu, não desanime. Afinal, a concorrência é grande.
Busque incessantemente o autocontrole, para evitar a ansiedade da véspera e o famoso branco.
Evite conversas sobre os assuntos da prova com os colegas, para não absorver o nervosismo alheio.
O tempo para o descanso e o prazer são fundamentais.Organize seus compromissos de acordo com sua disponibilidade. Divida seu tempo reservando um espaço para a família, amigos e lazer. Faça uma lista de prioridades nas suas atividades e elimine as desnecessárias.
Você vale muito mais do que pensa. Acredite na sua capacidade, estude o máximo que puder e tenha muita garra e determinação. Esqueça aquela sensação do tipo "sou um fracassado" e a substitua por "sou um ser humano digno de receber amor, carinho e atenção. Posso realizar todos os meus sonhos porque sou capaz!"
Vale a pena enfrentar tudo com alegria e descontração porque o sistema funciona e costuma ser honesto, privilegiando apenas aqueles que estudam muito e desenvolvem sua mente. A diferença de nota entre o primeiro lugar e o primeiro reprovado, em geral, é muito pequena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário