quarta-feira, 31 de julho de 2013

O QUE VOCÊ FAZ QUANDO PRECISA FALAR EM PÚBLICO?

 


Você vai falar em público em breve? Que tal pegar lápis e papel? É isso mesmo! Esqueça o PowerPoint ou qualquer outra ferramenta digital, comece no papel! Pense, desenhe e escreva seu roteiro.
Antes de qualquer coisa você deve criar uma história. Os comunicadores eficazes planejam efetivamente, elaboram mensagens e títulos cativantes, que fazem com que a plateia não queira mais nada além de ouvi-los.
Certa pesquisadora, Nancy Duarte, fala que: “o apresentador deve demorar cerca de 90 horas para criar uma apresentação de 1 hora de duração”. Aproveite esse tempo parapesquisar o tema, coletar dados com especialistas, organizar as ideias, conversar com colegas, consultar clientes e esboçar a estrutura da história. O sucesso, nessa primeira etapa, separa os comunicadores medianos dos fora de série. Dedique muitotempo a essa etapa e terá o sucesso garantido, pois, não há como resistir a uma boa história!
Existem alguns elementos que são fundamentais a   uma   grande apresentação, e certamente ter um slogan é um deles! Crie um slogan, uma mensagem curta que passe o que você deseja transmitir à sua plateia. Não é por acaso que o Twitter é o sucesso do momento: ele força as pessoas a serem assertivas e, em poucos caracteres, devem conquistar a nossa atenção. Então, faça o mesmo! Escreva sua ideia em poucos caracteres e a divulgue várias vezes ao longo da apresentação. Dessa forma, o conteúdo ficará fixo na memória do interlocutor e a mensagem será transmitida de forma atrativa e direta.
Outro elemento fundamental é transmitir paixão! Parece balela, mas realmente funciona. Fale sobre o que você gosta, sobre algo que te estimule que te motive. Em sua apresentação, demonstre o amor e paixão que você tem pelo conteúdo que está falando. Dessa forma, seu entusiasmo será transmitido ao interlocutor, o que promoverá interesse pelo o que está falando!
É isso!   Pegue papel e lápis,  escreva  sua   história   e brinque   com   a imaginação da sua plateia!

Fonte: ACT

Nenhum comentário:

Postar um comentário