sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Confira 10 dicas preciosas para aumentar a sua produtividade no trabalho

Um dos principais fatores para que o profissional tenha sucesso no mundo corporativo é saber usar o tempo a seu favor. É imprescindível que a pessoa seja produtiva e dinâmica para crescer dentro de uma empresa, ter um bom cargo e garantir o seu emprego. Com prazos apertados, agendas lotadas e necessidade de qualidade cada vez melhor, é necessário que as pessoas saibam aperfeiçoar o tempo no trabalho.

Porém, muita gente tem uma ideia errada de produtividade, tornando-se obcecada por ela e se esquecendo de pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de realizar as tarefas no trabalho. Muitas armadilhas são apresentadas no dia a dia e cabe a cada saber como se desvencilhar delas. Então, conheça agora 10 dicas valiosas que podem ajudar você a organizar seu tempo e garantir, quem sabe, uma promoção na empresa.


01 – Você precisa agir. Força de vontade não é tudo




Ter força de vontade para realizar uma tarefa é muito importante, mas não adianta muita coisa se você não botar a mão na massa e agir sempre com pensamento positivo. Uma pesquisa realizada por Janet Polivy mostra que nosso cérebro teme grandes projetos porque somos propensos a desistir no primeiro obstáculo.

Portanto, não adianta você ter força de vontade, é necessário trabalhar o cérebro para que se tenha sucesso em um projeto e começá-lo imediatamente. Pode parecer assustador para algumas pessoas, mas é o primeiro passo para ser produtivo. Todos passam por dificuldade, mas tentar adiá-las não vai fazer com que elas sumam.

02 – Pausas



Pare. Respire. Saia da frente do computador por um tempo. Trabalhar cinco, seis horas ininterruptas na frente do monitor não é bom para você nem para a empresa, pois a sua produtividade tende a cair consideravelmente. É difícil ser produtivo quando o seu nível de energia está baixo. Dê uns minutos de folga para si mesmo.

O indicado é um descanso de 15 minutos para cada 90 minutos trabalhados. Se esse intervalo de tempo for muito grande, 10 minutos já podem ajudar. Dê um pequeno passeio, converse com outros colegas que também estejam em pausa, coma alguma coisa, relaxe o corpo, tudo isso vai ajudar você a voltar para o trabalho bem mais disposto.

03 – Crie listas e defina prioridades



Uma boa dica é criar listas para as suas atividades do dia. Você pode fazer isso em uma folha de papel, em planilhas eletrônicas no seu computador ou até mesmo no quadro branco da empresa. Crie duas colunas. Na primeira, você vai colocar o tempo de sua produtividade. Na segunda, liste as tarefas que pretende realizar nesse tempo.

Não se esqueça de separar o tempo da sua pausa. Não marque nenhuma atividade dentro desses 10 a 15 minutos separados para o seu descanso. Essa estratégia costuma funcionar bem porque você vai monitorar e acompanhar o seu progresso, realizando as tarefas prioritárias em primeiro lugar.

04 – Multitarefas podem ser uma cilada



Não, ser produtivo não quer dizer realizar muitas coisas ao mesmo tempo. O nosso cérebro tende a ficar confuso, confundir as tarefas e, então, adeus produtividade! Se queríamos ser eficientes e fazer tudo de uma só vez, tudo vai por água abaixo quando tomamos a decisão de realizar multitarefas e nada sai como o planejado.

Novamente voltando à dica 03, crie prioridades dentro das suas atividades. O que precisa ser primeiro deve vir logo no começo da lista. Faça toda a tarefa antes de partir para a segunda. Pensando em um só assunto, sua mente trabalha melhor e mais rápido e você terá tempo suficiente para realizar tudo o que planejou.


05 – Planejamento do dia seguinte



Antes de ir embora, crie o costume de planejar o que deve ser feito no dia seguinte. Não é necessário criar uma lista de tarefas (isso pode ser feito no próprio dia), mas separe o que ficou pendente e tudo o que será prioridade para o dia seguinte (se aparecer mais coisas, faça um replanejamento das atividades).

Segundo uma pesquisa da Kellog School, nós acreditamos que somos capazes de planejar rapidamente o nosso dia, o que, na maioria das vezes, não acontece, resultando nas multitarefas que devemos evitar. Portanto, organizar mesmo que superficialmente o seu dia de amanhã ajuda você a planejar o tempo.

06-Perfeccionismo pode não ser tão bom assim!


Muita gente costuma passar tempo demais calculando todos os mínimos detalhes sobre determinado projeto ou tarefa. Poderia até ser bom diante do fato de que tudo sairá da melhor maneira possível. Mas não podemos nos esquecer de que temos um prazo a cumprir e outras atividades a serem feitas. 

Dê o seu melhor para o que estiver fazendo, mas sem exagero. Faça de tudo para que o seu trabalho saia da melhor maneira possível, mas que seja feito dentro do tempo estipulado, sem alterar a sua organização. Se você trabalha em equipe, isso é ainda pior, pois pode acabar atrapalhando também o trabalho das outras pessoas. 

07 – Tire proveito de tudo o que aparece na sua frente

Leia tudo o que puder sobre o seu trabalho e sobre as tarefas que está desempenhando. Jornais, revistas, livros, tudo isso é muito importante para que você saiba sempre o que fazer e como fazer. Sempre que tiver alguma dúvida, pergunte e preste toda a atenção na resposta dada, absorvendo todas as informações necessárias.

Preste atenção no trabalho dos colegas, principalmente no daqueles com mais tempo de empresa. Observe como eles agem, o que eles fazem e, sempre que puder, converse com eles sobre os projetos da empresa. As pessoas podem ter dicas sobre o seu trabalho e isso pode ajudar você de uma maneira que você nem imagina.

08 – Faça bom uso da internet e evite distrações


Ao mesmo tempo em que ela é uma aliada, a internet também pode ser a grande vilã daqueles que trabalham na frente do computador. Isso porque muitas empresas não restringem o uso da web no trabalho e alguns funcionários abusam, deixando messengers, redes sociais e sites diversos abertos durante o horário de trabalho.

Se você tiver um tempo vago e a sua empresa permitir, você pode até usá-lo para verificar suas coisas pessoais. Mas, na maior parte do tempo, foque no trabalho e somente nele. Tenha autocontrole e, se necessário, utilize alguns programas e aplicativos que bloqueiam as páginas. Pode ser uma boa saída.

09 – Beba água e alimente-se corretamente


Reduza a quantidade de café. Ele pode até tirar o seu sono, mas vai te deixar elétrico, o que não ajuda na concentração. Em vez disso, beba bastante água. O seu corpo estando hidratado, o cérebro funciona melhor e o pensamento flui com mais intensidade. Não espere ter sede para beber água. Uma boa dica é deixar uma garrafinha ao seu lado.

Também não se esqueça de se alimentar de 3 em 3 horas. Prefira alimentos com alto teor de proteína e fibras, pois ajudam na produtividade. Frutas também são bem-vindas. Mas evite, ao máximo, alimentos cheios de açúcar, sódio, gordura e ingredientes que fazem mal à saúde. Você terá muito mais disposição para enfrentar o seu dia.

10 – Roupa suja se lava em casa — evite levar problemas pessoais para o trabalho


Brigou com a esposa/marido? Está com problemas com os filhos? Bateu o carro? É difícil, mas o que é pessoal deve ficar em casa. Na empresa, você deve estar 100% para poder exercer as suas atividades com produtividade. Quando isso não acontece, você se torna menos produtivo e o fato pode resultar em um trabalho mal feito.

Como ninguém quer gastar tempo refazendo o que já foi feito por não estar da maneira correta, a melhor forma é esfriar a cabeça, pensar com calma em tudo o que está acontecendo e tentar acertar os problemas pessoais longe do ambiente de trabalho. É melhor para todos e suas tarefas sairão sempre da melhor maneira possível.


Fonte: Mega Curioso

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Afinal, precisamos de 8 horas de sono por noite?


É o Santo Graal das perguntas: quantas horas de sono por noite seria o ideal? Para esse questionamento, a resposta da maioria das pessoas é instantânea – 8. Porém, os especialistas estão trabalhando para chegar a um número com base em provas mais concretas.

De quantas horas de sono você realmente precisa?

Alguns profissionais recomendam geralmente de 7 a 9 horas por noite para adultos saudáveis. Cientistas do sono dizem que novas diretrizes são necessárias e que se deve levar em conta uma grande quantidade de pesquisas recentes.

Vários estudos descobriram que dormir 7 horas é a quantidade ideal de sono – e não 8, como foi muito tempo aceito –, levando em consideração certos marcadores cognitivos e de saúde, embora muitos médicos questionem essa conclusão.

Outra pesquisa recente mostrou que a redução do período de sono necessário, mesmo que por 20 minutos antes de completar o ciclo, prejudica o desempenho e a memória no dia seguinte. Por outro lado, o excesso dele está associado a problemas de saúde, incluindo diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares com altas taxas de mortalidade.

"A menor mortalidade e morbidade é de sete horas dormidas", disse Shawn Youngstedt, professor na Faculdade de Enfermagem e Inovação em Saúde da Universidade Estadual do Arizona, em Phoenix. "Oito horas ou mais tem sido demonstrado, consistentemente, ser perigoso", diz ele, que pesquisa os efeitos de dormir demais.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças estão ajudando a financiar um painel (encontro de profissionais para debates e definição de pesquisas) de médicos especialistas e pesquisadores para uma revisão da literatura científica sobre o sono e o desenvolvimento de novas recomendações. A expectativa é que os trabalhos se iniciem em 2015.

Daniel F. Kripke, professor emérito de Psiquiatria na Universidade da Califórnia, San Diego, acompanhou dados em um período de seis anos de 1,1 milhão de pessoas que participaram de um estudo de grande porte sobre câncer. Pessoas que relataram que dormiam 6,5 a 7,4 horas tiveram uma taxa de mortalidade mais baixa do que aqueles com sono mais curto ou mais longo. O estudo foi publicado na revista Archives of General Psychiatry, em 2002, levando em consideração 32 fatores de saúde, incluindo efeitos do uso de medicamentos.

Em outro estudo, publicado na revista Sleep Medicine em 2011, Dr. Kripke encontrou mais evidências de que a quantidade ideal de sono pode ser menos do que as tradicionais oito horas. Os pesquisadores registraram a atividade sono de cerca de 450 mulheres idosas que usaram um dispositivo medidor em seus pulsos durante uma semana.
Cerca de 10 anos depois, os pesquisadores descobriram que aquelas que dormiam menos de 5 horas ou mais de 6,5 horas tiveram uma taxa maior de mortalidade.

Outros especialistas contestam os estudos que mostram efeitos nocivos do excesso de sono. Uma doença poderia causar maior sonolência ou fazer a pessoa passar mais tempo na cama, dizem eles. Ou seja, seria trocar o efeito pela causa. Além disso, estudos baseados no relato de pessoas sobre seus próprios padrões de sono são imprecisos.

“O problema com esses estudos é que eles lhe dão uma boa informação sobre a associação, mas não a causa”, disse Timothy Morgenthaler, presidente da Academia Americana de Medicina do Sono, que representa os médicos e pesquisadores do sono e professor de 

Medicina da Mayo Clinic Centro de Medicina do Sono.
Outro especialista, o dr. Morgenthaler, aconselha os pacientes a dormirem de 7 a 8 horas por noite e se auto avaliarem, descrevendo como se sentem. As necessidades de sono também variam entre os indivíduos, em grande parte devido às diferenças culturais e genéticas, disse ele.

Seria sete o número ideal?
Obter a quantidade certa de sono é importante para estar alerta no dia seguinte e vários estudos recentes têm encontrado uma associação entre a quantidade de sete horas de sono e o desempenho cognitivo ideal.

Um estudo publicado na revista Frontiers in Humans Neuroscience, no ano passado, usou dados de usuários do site de treinamento cognitivo Lumosity. Os pesquisadores analisaram os hábitos de sono relatados pelos cerca de 160 mil participantes que fizeram testes de memória espacial e de correspondência. Além deles, cerca de 127 mil usuários também fizerem um teste de aritmética. Eles descobriram que o desempenho cognitivo aumentou à medida que as pessoas dormiam mais até atingirem um pico de sete horas, antes de começar a declinar.

Depois de sete horas, “aumentar o sono não era mais benéfico”, disse Murali Doraiswamy, professor e psiquiatra do Centro Médico e Universidade de Duke, em Durham, Carolina do Norte. Ele é coautor do estudo com cientistas da Lumos Labs Inc., dona do site Lumosity. Doraiswamy disse que o estudo replica uma pesquisa anterior, incluindo um resultado ligado à falta de sono e à perda de memória. "Se você pensar em todas as causas de perda de memória, o sono é provavelmente um dos fatores mais influenciáveis", disse ele.

A maioria das pesquisas tem se concentrado nos efeitos relacionados a poucas horas de sono, incluindo o impacto cognitivo, perda de saúde e ganho de peso. David Dinges, um cientista do sono na Universidade de Perelman School of Medicine, na Pensilvânia, que estudou a privação do sono, enfatiza que, se ficarmos (apenas) 20 ou 30 minutos a menos do que a recomendação mínima de sete horas, isso pode retardar a velocidade cognitiva e aumentar os lapsos de atenção.

Especialistas dizem que as pessoas devem ser capazes de descobrir a sua quantidade ideal de sono em um teste de três dias a uma semana, que deve ser realizado de preferência durante as férias.

Não use um despertador. Vá dormir quando você se cansa. Evite o excesso de cafeína ou álcool – e fique longe de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets algumas horas antes de ir para a cama. Durante o teste, faça anotações em um diário sobre a qualidade do sono ou use um dispositivo que registre o tempo real em que você esteve dormindo. Se você se sentir revigorado e bem desperto durante o dia, você provavelmente descobriu o seu tempo ideal de sono.

As novas diretrizes do sono serão elaboradas por um painel de especialistas que está sendo montado pela Academia Americana de Medicina do Sono, a Sociedade de Pesquisa do Sono, uma organização de pesquisadores do sono e o CDC. As recomendações são destinadas a refletir evidências que surgirem a partir de estudos científicos e devem levar em conta questões como gênero e idade, diz o Dr. Morgenthaler, presidente da Academia.

A Fundação Nacional do Sono, um grupo de pesquisa e advocacia sem fins lucrativos, também montou um painel de especialistas que espera lançar recomendações atualizadas para o tempo de sono, estimado para começar em janeiro de 2015.

Estes grupos atualmente recomendam de 7 a 9 horas de sono por noite para adultos saudáveis. O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue recomenda 7 a 8 horas, incluindo aí o grupo dos idosos. A maioria das diretrizes atuais dizem que as crianças em idade escolar devem obter pelo menos 10 horas de sono por noite, e os adolescentes, de 9 a 10.

"Eu não acho que você possa exagerar na dose de sono saudável. Quando você dorme o suficiente, seu corpo vai acordá-lo", disse Safwan Badr, chefe da divisão de saúde pulmonar, cuidados intensivos e medicina do sono na Wayne State University School of Medicine, em Detroit.

De volta às origens

Um estudo publicado na edição atual do Journal of Clinical Sleep Medicine parecia confirmar isso. Cinco adultos saudáveis foram colocados em isolamento, no que os pesquisadores chamaram de “idade da pedra”, na Alemanha, por mais de dois meses. Eles foram privados de eletricidade, relógios e até água corrente. Os participantes dormiram cerca de duas horas mais cedo e tinham, em média, 1,5 horas a mais de sono do que foi estimado (por eles) em suas vidas normais, segundo o estudo. O total de horas que eles dormiram?

A quantidade média de sono deles por noite foi de 7,2 horas.


Fonte:Megacurioso.com

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Estas 10 práticas vão deixar você mais inteligente



Quer ficar mais esperto, ter um rendimento melhor nos estudos e no trabalho? Sabia que é possível dar um empurrãozinho no funcionamento do seu cérebro? A revista Time fez uma lista com pequenas atitudes que podem ajudar você a ser uma pessoa mais inteligente. Confiram quais são essas atitudes a seguir e depois nos conte se já pratica alguma delas:

1-Administração do seu tempo online:

Você provavelmente já reparou que, de vez em quando, faz seu login no Facebook “só para dar uma olhadinha” e, de repente, lá se foram algumas horas diante da tela azul e branca. Não que você não possa se divertir com as redes sociais, mas aprender a administrar seu tempo na internet é uma grande coisa.

Você pode usar “o lado bom” da internet e se dedicar a aprender coisas novas, ver palestras do TED, tentar aprender uma nova língua, conhecer um novo país, aprender mais a respeito do corpo humano e por aí vai.

2-Tome nota!

Você tem acesso a um número muito grande de informações todos os dias, por isso não adianta pensar que vai conseguir lembrar sempre o conteúdo daquela matéria do Mega Curioso que você acabou de ler e que achou incrível. Quando alguma coisa for realmente importante para você – por exemplo: se for algo que possa cair em uma prova –, o ideal é que você faça anotações para poder lembrar depois.

3-Faça uma lista das coisas que você já fez:

Ser confiante e feliz é sinal de inteligência, e uma boa forma de você se tornar confiante e satisfeito é se lembrar das coisas que já conquistou. Se sua meta era fazer academia e se você já está fazendo aulas de musculação há duas semanas, lembre-se disso. Idem para aquela conquista no trabalho, na faculdade, na escola. Isso vai fazer de você uma pessoa mais motivada.

4-Jogue mais!

Os jogos mais recomendados para treinar seu cérebro são o xadrez, alguns jogos de baralho e, claro, as famosas palavras cruzadas. Tudo que envolve planejamento estratégico e memória é uma boa ideia. Melhor ainda se você jogar sozinho, sem ajuda de livros e dicas.

5-Selecione melhor seus amigos:

Não é novidade que as pessoas com as quais você se relaciona podem influenciar seus hábitos e suas decisões. Por isso, é sempre bom manter por perto aquele amigo que gosta de ler, que vai bem nos estudos, que tem um bom relacionamento social, que sabe tomar boas decisões e que tem boas conversas. Esse conselho serve para a vida inteira: é sempre bom ter por perto uma pessoa inteligente tanto na questão racional da coisa quanto na emocional também.

De acordo com Saurabh Shah, o seu QI é uma média do QI das cinco pessoas mais próximas de você. Isso só comprova o que falamos no parágrafo anterior: ficar perto de gente esperta faz de você uma pessoa esperta.

6-Leia muito:

Esse é um conselho muito batido e, para alguns, um pouco chato. Ainda assim, é preciso reforçar o poder da leitura, principalmente em tempos de redes sociais, quando passamos mais tempo em contato com conteúdos rasos do que com uma boa narrativa literária, por exemplo.

Cientificamente falando, a leitura tem o poder de dar aquele impulso que seu cérebro precisa de vez em quando, sem falar que é um ótimo exercício para a criatividade também. Você não precisa começar lendo a obra completa de Dostoiévski, mas pode criar o hábito de ler jornal e, quem sabe, aquele livro que faz mais o seu estilo. O importante é ler bastante e sempre.

7-Explique coisas para as pessoas:

Albert Einstein, o gênio que todo mundo conhece, disse uma vez que “se você não consegue explicar de uma maneira simples, você não entende o assunto bem o suficiente” e, mais uma vez, ele parecia estar certo. Quando você realmente entende um assunto, consegue falar sobre ele com facilidade. Por isso, acostume-se a falar a respeito das coisas que você tem aprendido. Pode ser até para você mesmo, na frente do espelho.

A verdade é que é fácil aprender uma nova informação, mas manter esse conhecimento com você o suficiente para que não apenas você entenda como repasse o que entendeu é o jeito “certo” de aprender.

8-Coisas novas e aleatórias:

Ninguém gosta de rotina, nem mesmo o seu cérebro. Por isso, faça coisas novas e diferentes com frequência. Pode ser que um dia o que você fez hoje seja útil ou, na “pior” das hipóteses, você está criando memórias de novas experiências e isso é sempre bom.

Steve Jobs, por exemplo, fazia aulas de caligrafia quando mais novo, mesmo sem precisar se preocupar com isso. Anos mais tarde, quando se tornou o gênio responsável pela Apple, os conceitos de design que ele havia aprendido foram mais do que úteis.

Se você trabalha com fotografia, tente escrever um pouco também. Se seu interesse maior é a saúde, pratique ioga ou se aventure em uma aula de zumba. Vale tudo: de torneios de pôquer com os amigos a caminhadas em parques desconhecidos aos finais de semana.

9-Aprenda um novo idioma:

Se você tem acesso à internet, já não vale a desculpa de que está sem grana para pagar por aulas de outro idioma. Lógico que ter aulas de uma língua estrangeira com um professor é sempre a melhor opção, mas você pode também aprender sozinho. Com uma boa pesquisa, dá para descobrir sites que ensinam gramática, ortografia, interpretação de texto, expressões idiomática e dão dicas de como se aprofundar em outra língua.

É importante saber qualquer língua além do português para se destacar no mercado de trabalho, lógico, mas isso também deixa seu cérebro mais esperto, mais treinado. Já pensou que bacana ouvir aquela música em inglês, francês, espanhol, ou qualquer que seja a língua, e entender o que ela diz? Você pode até aprender alguns idiomas fictícios, se quiser!

10-Relaxe!

Depois de um dia corrido, de todas as tarefas do trabalho cumpridas, depois de fazer aquela aula de pilates, de começar a ler um novo livro e de aprender um pouco mais sobre o mugido das vacas, relaxe, respire e fique um tempo em silêncio, sem fazer nada, concentrando-se apenas em seu corpo e em sua respiração.

Esses minutos de calma são muito úteis para que seu cérebro assimile tudo o que você fez e para que seu corpo recomponha as energias. Se você é do tipo que vive muito estressado e irritado, experimente fazer um pouco de meditação todos os dias e, com certeza, você vai perceber que a sensação de irritação vai começar a diminuir.


Fonte: Mega Curioso


5 dicas simples para você conseguir estudar melhor



Para muita gente, estudar é um verdadeiro prazer. No entanto, para a grande maioria, essa atividade é sinônimo de tortura, e só o fato de pensar em ter que passar várias horas na companhia de livros e anotações já é um sofrimento. Para essa turminha, o pessoal do site For Dummies publicou algumas dicas simples que podem tornar as horas de estudo menos penosas. Confira a seguir:

1-Prepare-se mentalmente:

Pense em como você se prepara para fazer algo que realmente gosta, como assistir a filmes ou jogar o seu game favorito, por exemplo. Como você prepara o ambiente? Qual é a postura que você adota? Costuma deixar comidinhas e quitutes por perto para não ter que interromper a sua atividade toda hora para buscá-los?

A ideia é que você “empreste” algumas dessas ações que você normalmente realiza enquanto está se dedicando à sua atividade favorita para tornar uma experiência desagradável — neste caso, estudar — menos chata, por associação. Além disso, um ambiente agradável pode ajudar você a se sentir melhor mentalmente, portanto o espaço no qual você vai estudar não precisa ser austero nem parecer uma estação de trabalho.

2-Conheça o seu ritmo:

A verdade é que não existe um ritmo ideal, e cada um estuda — e progride — à sua maneira. O importante é conhecer qual é o seu, e lembrar que, se você é mais minucioso e leva mais tempo para estudar, vai ter que reservar um período maior para essa atividade.

Mas, independente de que você precise de muito ou pouco tempo ou tenha mais ou menos disponibilidade na sua agenda, não se esqueça de que fazer pequenos intervalos é superimportante. Portanto, você pode estabelecer “recreios” — como 10 minutinhos a cada meia hora de trabalho, por exemplo — durante as sessões de estudo, além de se dar pequenos agradinhos de prêmio por ter se concentrado na sua atividade.


3-Tire proveito da sua memória:

Saber como a memória humana funciona pode ajudar bastante nessas horas. Estudos já demonstraram que, no caso de um texto, por exemplo, as pessoas se lembram melhor das primeiras e das últimas coisas que leram, tendo mais dificuldade para recordar claramente o conteúdo do “meio”. O mesmo ocorre com atividades realizadas no decorrer do dia.

E não adianta querer mudar isso, pois os nossos cérebros estão programados para processar as informações dessa forma. Então, para tirar o maior proveito disso na hora de estudar, tente organizar o conteúdo de forma que as questões mais importantes fiquem concentradas no começo e no final da sua sessão de estudos.

4-Planejamento:

Independente de que você tenha que estudar para uma prova supercomplexa ou para algo mais simples e menos dispendioso, é sempre bom ter um plano de como você vai fazer para se preparar. Uma forma de fazer isso é dividir o conteúdo total em blocos menores, que podem ser os diferentes tópicos do assunto que você está estudando.

Isso pode ajudar com que você perceba com mais facilidade os elementos mais importantes do texto, além de memorizar palavras ou aspectos-chave. Com esse método, você pode utilizar esses bloquinhos de informação para criar uma base de dados mental que pode ser acessada quando você precisar. Aqui também vale aquela velha técnica de relacionar termos complicados a palavras e frases engraçadas para aguçar a memória.

5-Mapa mental:

Criar diagramas também pode ajudar você a memorizar informações mais facilmente. Assim, a partir de um conceito principal, relacione os aspectos menos importantes progressivamente através de mapinhas, criando subcategorias. Nelas, você pode incluir qualquer termo ou ideia que considere importante, contanto que o conjunto ajude você a organizar melhor as informações.

Os mapas mentais — ou diagramas — são simples e fáceis de criar, e você vai perceber que eles são muito mais eficientes do que as listas convencionais. Eles podem ajudá-lo a se lembrar de um volume maior de informações, devido à forma como foram criados, seguindo uma linha específica de raciocínio. Tente fazer um na próxima vez que tiver que estudar para uma prova de História, por exemplo!



Fonte: Mega Curioso

Onde termina a muralha da China?



A Muralha da China tem um comprimento de 8,850 km. A construção se estende do Lago Lop, no oeste, até o interior da Mongólia, ao sul.

A Muralha da China passa por Jiayuguan, província de Gansu, e segue até a foz do rio Yalujiang, na província de Liaoning. Neste percurso, a Muralha atravessa o Deserto de Gobi, as províncias de Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu, e duas regiões autônomas, da Mongólia e de Ningxia.

A região de Shanhai é uma das passagens mais importantes da Grande Muralha da China. A obra foi construída pelos chineses para proteger o território contra as invasões dos povos do norte.

As bases da Grande Muralha da China começaram a ser erguidas antes da unificação do império, em 221 a.C. Em seguida, o imperador Qin Shihuangdi (259-210 a.C.) passou a unificar a muralha, que atingiu seu ápice durante o século 15, na dinastia Ming.

O tamanho da muralha, com seus 8850 quilômetros, foi calculado por um GPS. Segundo o governo chinês, a Muralha teria sido construída por milhares de camponeses. A obra só deixou de ser construída em 1677, por conta de uma ordem do imperador Kangxi. A construção é feita inteiramente de tijolos de barro.




Fonte: Site de Curiosidades

Dia do Folclore



O folclore é um conjunto de tradições e costumes populares que são transmitidos de geração em geração. Cada povo possui um tipo de folclore, e sua cultura popular representa a identidade social de cada comunidade. 
O folclore brasileiro é muito rico e diversificado, e inclui lendas, contos populares, brincadeiras, receitas, e até mesmo festas especiais para comemorar as suas crenças. 
A literatura também é um dos fatores que enriquecem o folclore do Brasil. Entre as diversas histórias contadas na linguagem popular estão a do saci-pererê, do Curupira, do Boto, da Iara e muito mais. 
Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto pelos brasileiros.  


Fonte: Calendário Br

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Vovô prende sapato em pedais e 'estaciona' carro em piscina nos EUA


Caso ocorreu em Altadena, no estado da Califórnia.
Motorista conseguiu sair antes de o carro afundar e não ficou ferido.




Um motorista de 85 anos "estacionou" o carro na piscina no quintal de sua casa em Altadena, no estado da Califórnia (EUA), depois que prendeu o sapato nos pedais do veículo.


O carro ficou totalmente submerso, mas o motorista conseguiu sair antes e não ficou ferido.

Segundo as autoridades, também não havia ninguém na piscina no momento do acidente.



Fonte: Globo.com

5 dicas para conseguir o estágio dos seus sonhos




Conseguir um estágio é fundamental para desenvolver a sua vida profissional, mas isso não significa aceitar qualquer oportunidade. Confira dicas para escolher a vaga dos seus sonhos


É claro que muitos universitários sequer sonham com um estágio, já que ele significa trabalho de sobra e tempo de menos. Entretanto, ninguém pode negar a importância que um estágio tem no seu currículo. Além dos pontos óbvios, como a experiência que você poderá arrecadar durante o período, você ainda poderá fazer uma série de contatos que serão importantes na sua carreira futuramente.
Mas o fato de o estágio ser uma ótima experiência com a profissão escolhida não deve fazer com que você aceite qualquer coisa por puro desespero. Embora você ainda esteja começando, tem o direito de escolher aquilo que o agrada mais e que tem mais chances de despertar o seu interesse. Se você não sabe como fazer isso, confira 5 dicas que podem ajudá-lo a conseguir o estágio dos seus sonhos:

1. Comece pequeno
Claro que os seus planos profissionais incluem coisas grandiosas e empresas multinacionais, mas você não precisa começar por lá. Ao invés disso, procure oportunidades pequenas, em empresas locais, por exemplo. Uma vez que você adquire experiência prática em empresas menores, se sentirá muito mais preparado para enfrentar os grandes processos seletivos.
2. Use as mídias sociais como aliadas
Existe uma infinidade de empresas, marcas e lojas procurando estudantes por meio das redes sociais, como o Twitter ou o Facebook. Veja quais destas interessam a você e entre de forma lenta no radar delas, seguindo-as no Twitter e curtindo suas atualizações no Facebook, por exemplo. Isso dará a você uma chance melhor de entender a cultura da empresa.
3. Inscreva-se para diversas vagas
Embora uma delas seja mais atrativa que as demais, você não pode se dar ao luxo de depender de apenas uma aprovação. Participe de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo, mas lembre-se de procurar aqueles que mais tenham relação com a sua área de interesse. Dessa maneira você se garante e pode ter até mesmo a oportunidade de escolher em qual empresa prefere trabalhar, caso seja aprovado para mais de uma vaga.
4. Tenha um plano
Não se candidate a uma vaga de estágio sem saber o que fazer com ela. Embora ela possa ajudar você a crescer profissionalmente, isso só pode acontecer se você souber exatamente o que pretende conseguir a partir dessa oportunidade, portanto, trace um plano certo com todos os objetivos que você pretende alcançar durante a sua passagem pela empresa.
5. Use o seu tempo de maneira proveitosa
O tempo é a ferramenta mais preciosa que você possui durante o estágio, especialmente porque é você quem decide o que vai fazer com ela. Aproveite o tempo que você estiver na empresa de maneira proveitosa, não fique parado esperando receber ordens, peça orientação e feedback aos seus superiores.


Fonte: Trabalhando.com

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Sete dicas para conquistar um bom estágio e desenvolver a carreira



Atualmente, não basta apenas o candidato ser esforçado, ter iniciativa e ser pontual. Para agarrar a vaga desejada, é preciso estar atento a novos fatores e características. Confira!




O que faz um candidato ser o profissional ideal para empresa? Certamente é preencher os pré-requisitos necessários para ocupar determinado cargo. Só que atualmente, nota-se com frequência nos processos seletivos, a reclamação de muitas empresas pela falta de experiência dos candidatos para diversos cargos anunciados. E como será possível "driblar" essa situação?

Uma ótima possibilidade para isso é o estágio. Esse primeiro contato do universitário com o ambiente profissional é uma excelente forma do estudante desenvolver habilidades necessárias para o exercício de sua profissão escolhida. Só que até para conseguir um estágio, não tem sido uma tarefa das mais fáceis. De acordo com uma pesquisa da Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), a cada dez estudantes universitários brasileiros, apenas dois são estagiários.

"As empresas não querem apenas estagiários que entendam as questões técnicas, mas buscam jovens que colaborem e se atualizem dos fatos que ocorrem no mundo, no seu país, na sua cidade", alerta o especialista Waldir Arevolo, consultor sênior da TGT, que acompanha departamentos de TI há 25 anos. Nesse processo, investir na formação, participando de cursos, palestras e workshops, além de buscar estar atualizado, podem aumentar as chances de conseguir uma boa oportunidade.

Indicação e redes sociais

As mudanças no contexto do estágio incluem também a forma como os estudantes chegam até a vaga. Se antigamente os anúncios eram os principais e quase únicos responsáveis pela contratação, hoje a indicação de colegas e a recomendação de amigos é outra forma bastante utilizada na conquista de uma oportunidade. Por isso, especialistas em Recursos Humanos orientam esses jovens estarem sempre realizando seu network e mantendo um saudável relacionamento com sua rede de contatos.

Outra dica para quem está em busca de uma vaga, é ficar atento as redes sociais da internet, pois, esses sites podem funcionar como uma verdadeira vitrine. "Já existem diversos relatos de processos seletivos, no qual o desempate incluiu a análise do comportamento dos candidatos em ambientes virtuais", relata Waldir Arevolo. Mas o consultor faz um alerta. "A participação em redes sociais pode ser uma atividade produtiva sob vários aspectos, mas devemos fazê-la com consciência e com coerência".

Agarrar a vaga e desenvolver a carreira

Atualmente, não basta apenas o candidato ser esforçado, ter iniciativa e ser pontual. Para agarrar a vaga desejada, é preciso estar atento a novos fatores e características. Esse estudante deve mostrar características como trabalhar em equipe, interesse nas atividades, estar disponível para execução das tarefas, além de estar atualizado e disposto a aprender sempre. "O estagiário precisa ter uma série de qualidades e comportamentos que indiquem seu potencial de construir uma boa carreira", destaca Waldir Arevolo, "As empresas não são mais apenas locais de aprendizagem para os estagiários, elas precisam de pessoas que estejam preparadas para interagir, contribuir e evoluir ali dentro. Para isso é necessário que eles tragam sua bagagem pessoal e demonstrem atitude colaborativa", adianta o especialista.

Veja sete dicas relatadas pelo especialista para conquistar um bom estágio e desenvolver a carreira:

1. Seja conectado. Use as redes sociais ao seu favor. Atualize frequentemente seu perfil profissional para deixar claro quais são suas áreas de interesse, seus conhecimentos e até atividades extracurriculares como esporte, vida cultural e lazer.

2. Esteja antenado. Acompanhe os noticiários para desenvolver um espírito crítico em relação aos fatos. Quanto mais você souber, mais à vontade você estará para conversar e contribuir com seus chefes e colegas de trabalho.

3. Conheça e selecione a empresa onde você gostaria de trabalhar. Se ela vai te escolher, você precisa tomar essa decisão antes. É recomendado selecionar somente empresas com as quais você se identifica para se candidatar, ao invés de disparar currículo sem critérios de identificação.

4. Mantenha coerência na sua vida real e virtual. Mais cedo ou mais tarde, mentiras são descobertas. Não coloque no seu perfil qualidades que você não tem. Além de expor seu despreparo, as mentiras criam situações que você não pode resolver.

5. Fique preparado para aprender e colaborar. Um bom estágio abre muitas portas, especialmente quando você mostra que tem opinião, conhecimento e vontade de crescer na profissão. Quanto mais colaborativo for o estagiário, maiores serão as chances dele se tornar um ótimo funcionário.

6. Demonstre motivação. Criar um blog, uma comunidade ou mesmo um site com assuntos relacionados à sua carreira indica que você tem iniciativa, criatividade e está comprometido com o seu futuro contexto profissional.

7. Crie seu diferencial e deixe o mercado saber disso. Cursos de idiomas, de gestão e aprendizados voltados à área corporativa são sempre bem vistos pelos selecionadores de Recursos Humanos.


Fonte: Fundação Edson Queiroz

Vídeo de bebê agitado ao ver o controle remoto faz sucesso na web


Quando controle remoto é afastado, bebê volta a ficar calmo.Até as 9h30 desta sexta-feira, vídeo superou as 600 mil visualizações


Vídeo de bebê agitado ao ver o controle remoto faz sucesso na web (Foto: Reprodução/YouTube/Evelyn Terastvatsatrian)

Um vídeo que mostra um bebê agitado ao ver o controle remoto faz sucesso na web. A criança parece querer pular da cadeirinha na tentativa de pegar o equipamento quando alguém aproxima o controle de seu rosto. Assista ao vídeo.

No entanto, quando o controle remoto é afastado, o bebê volta a ficar calmo. Mas basta aproximá-lo novamente para que a criança fique agitada, desesperada, querendo pegá-lo. Até as 9h30 desta sexta-feira, vídeo superou as 600 mil visualizações.


Fonte: G1 Globo



Dia da Informática



O termo "informática" pode ser definido como um conjunto das ciências que armazenam, transmitem e processam informações através de mídias digitais. A informática se tornou uma ferramenta muito útil para a sociedade, fazendo com que eles possam realizar certas atividades, como compras e pagamentos, sem sair de casa.

Ela também permitiu a criação de novas atividades profissionais, e atualmente existem diversos cursos para os indivíduos que desejam se capacitar para o mercado de trabalho.

O Dia da Informática é comemorado em 15 de agosto, pois foi nesta mesma data, em 1946, que surgiu o primeiro computador.


Fonte: Calendario Br

Dia dos Solteiros


Segundo as leis brasileiras, os cidadãos solteiros são todos aqueles que nunca se casaram ou tiveram o casamento anulado. Mas popularmente, os solteiros são aqueles que não se encontram em uma relação amorosa. 
As pessoas que, mesmo não sendo casadas, se envolvem em um namoro, são comprometidas com seus parceiros, e por isso, não são vistas como solteiras pelos amigos e conhecidos. Já pela lei brasileira, elas são sim definidas com o estado civil solteiro. 
Dia dos Solteiros é comemorado em 15 de agosto no Brasil.  


Fonte: Calendario BR

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Vídeo que mostra cão tentando ajudar peixe faz sucesso na web

Cena filmada na Tailândia mostra cachorro jogando água sobre o peixe.
Vídeo foi compartilhado por vários usuários nas redes sociais e no YouTube.


Um vídeo que mostra um cão tentando ajudar um peixe faz sucesso na internet. A cena filmada na Tailândia, e compartilhada por vários usuários nas redes sociais, mostra o cachorro jogando água sobre o peixe, que foi colocado sobre uma laje. Assista ao vídeo.


Vídeo mostra cão tentando ajudar um peixe (Foto: Reprodução/YouTube/Ertuğrul Hayta)


Fonte: G1 Globo

terça-feira, 12 de agosto de 2014

A Escolha da Profissão Certa



Se você está prestes a fazer o vestibular e está se sentindo mau por não conseguir se decidir entre as profissões não fique chateado: isso é mais comum do que você imagina !!

Pesquisas apontam que a maioria dos jovens tem dificuldade para escolher uma profissão.

Conflitos, indecisão, falta de orientação adequada, falta de auto-conhecimento… muitos podem ser os motivos.
Para ajudar os indecisos a fazer a melhor escolha, preparamos um guia rápido com algumas dicas que podem ajudar na escolha da melhor profissão, siga os nossos passos, pense bem e boa sorte:

1. Se Informe Sobre as Profissões e Carreiras

Antes de mais nada, antes de começar a pensar em escolher uma profissão, procure conhece-la muito bem.

É interessante eliminar os mitos e conhecer a verdadeira realidade das profissões. É importante conhecer o que o profissional faz no seu dia a dia, qual a sua área de atuação, como está o mercado para a profissão, como é o curso, etc…
Se você está em dúvida entre duas ou mais profissões, conhecendo a todas elas fica mais fácil realizar a escolha da profissão que tem mais o seu perfil.

2. Converse com Profissionais Formados

Agora que você já se informou sobre a parte teórica da profissão, procure também conversar com profissionais formados para conhecer a parte prática. Se você quer fazer o curso de medicina, por exemplo, visite os hospitais, visite as clínicas, observe a rotina dos médicos e se possível faça perguntas para os profissionais.

Quando estiver escolhendo a sua profissão lembre-se, todas as profissões tem o seu lado positivo e o seu lado negativo: medicina pode ser uma carreira linda, que salva vidas e cura doenças, mas vai exigir um grande esforço e sacrifício do médico que tem que estudar durante vários anos e que muitas vezes tem que deixar a sua casa e família para atender emergências. A escolha da profissão certa depende muito do estilo de vida que você quer levar.

3. Escolha com Calma a sua Profissão

A escolha da profissão certa deve ser muito bem pensada, deve ser uma decisão tomada com calma. Não é interessante deixar para a ultima hora, não é inteligente escolher na hora de preencher a ficha do vestibular. Pense muito bem sobre o assunto.

Claro, nada é pra sempre, uma escolha profissional também não precisa ser, há muitos casos de pessoas que trabalham anos em uma profissão e posteriormente abandonam tudo para começar uma carreira nova.

De qualquer modo, mesmo que você possa mudar de carreira posteriormente, não vale a pena perder tempo fazendo um curso que você não gosta. Por isso quando for escolher sua profissão pense muito bem.

4. Conheça bem suas Áreas de Interesse ( Profissional e Pessoal )

Auto-conhecimento é uma das chaves para o sucesso na vida em geral, com a escolha da profissão certa, não é diferente. Procure conhecer bem a sí mesmo, procure listar os seus principais interesses, talentos e defeitos.

Liste quais são as suas atividades preferidas no tempo livre, liste os tipos de filmes que você mas gosta, os assuntos que mais gosta de conversar e as suas principais qualidades. Liste também o que você não gosta de fazer, quais situações te deixam constrangido e também quais são os seus principais defeitos ( não adianta, todo mundo tem seus defeitos ! ).

Ter um bom conhecimento sobre sí mesmo, com certeza irá ajudar na escolha da profissão certa.

5. Teste a sua Afinidade com a Profissão

Para poder ter certeza que está fazendo a escolha da profissão certa, procure toda a orientação que puder. Faça um teste vocacional, procure orientação de psicólogos e profissionais vocacionais e leia, leia muito sobre a área que quer estudar.

Procure conhecer o que está acontecendo no universo da sua profissão, se você quer fazer ciência da computação por exemplo, faça uma pesquisa sobre as novas técnicas de programação, sobre os novos computadores que estão surgindo, sobre as novas empresas que estão despontando, etc…

Quanto melhor você conhecer do universo da sua futura profissão, mais você saberá se tem afinidade com a área.

6. Vestibular não é o Fim do Mundo

Momentos importantes da vida como o vestibular, sempre causam medo e ansiedade mesmo, é preciso ter controle.

O vestibular como muitos momentos, é um fato inevitável, se você quer começar uma carreira de sucesso deve encara-lo. Por isso aceite o fato e faça o que tem que ser feito: estude.

Claro, estudar é importante, mas tudo também tem o seu peso: não deixe também de fazer atividades extras tais como se divertir fazendo o que você mais gosta e cultivar os seus Hobbies. Deixe também sempre um tempo para o descanso.

7. Não se Deixe Levar: Escolher uma Profissão só Depende de Você

Nem sempre as melhores intensões levam as melhores escolhas. Não são raros os casos em que pais, amigos ou parentes acabam influenciando na escolha de uma profissão. Essas pessoas, em geral tem excelentes intensões, mas não cabe a elas escolher: a última palavra deve ser sempre sua !!

É muito comum encontrar alunos que abandonam a faculdade porque não se identificam com a profissão escolhida, a maioria desses casos ocorre justamente porque a escolha do curso foi feita com base na influência de outras pessoas.

Na hora de escolher uma profissão, nunca se deixe levar por comentários ou qualquer tipo de influência, a não ser a influência de você mesmo.

A carreira é sua, o sonho é seu, a escolha da profissão certa, só cabe a você.

Fonte:Guia da Carreira

Dia Nacional das Artes


Atualmente existem diversos tipos de artes, como a escultura, pintura, dança, cinema, lutas, e muito mais. Entende-se como arte, toda a atividade humana que possui ordem estética ou comunicativa, com um intuito de expressar emoções e ideias.
A arte é um conceito muito amplo, e pode ser dividido em várias categorias específicas, como artes plásticas, artes da literatura, artes decorativas e etc. 
Em 12 de agosto, no Brasil, é comemorado o Dia Nacional das Artes, onde todos os tipos de artes existentes são celebrados.  

Fonte: Calendário Br

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dia do Advogado


O advogado é o profissional que realiza a representação e a defesa dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas em juízo. Por isso, a advocacia se tornou um encargo público, compondo um dos elementos da administração democrática do Poder Judiciário. 
Segundo a Igreja Católica, o santo protetor dos advogados em todo o mundo é o Santo Ivo. 
Para exercer a profissão de advogado no Brasil, é necessário possuir graduação completa como bacharel em Direito, e estar regularmente inscrito na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto no Brasil, em homenagem à todos os profissionais deste ramo.  

Fonte: Calendário Br

Dia do Estudante



Dia do Estudante foi criado em 1827, como uma forma de homenagem à fundação dos primeiros cursos de ciências jurídicas no Brasil. O responsável pela criação dos cursos foi D. Pedro I.
Atualmente no Brasil, existem estudantes de todas as idades, até mesmo idosos. É considerado como estudante, todos os indivíduos que frequentes alguma instituição de ensino, como escola, faculdade, curso técnico ou mais. 
Dia do Estudante é comemorado e 11 de agosto para os brasileiros. 

Fonte: Calendário Br