quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Grandes fabricantes de chocolate dizem que o alimento pode acabar no mundo


Em 2012, um especialista da Faculdade de Agricultura e Meio Ambiente, da Universidade de Sydney, o professor David Guest, declarou que no futuro poderá faltar chocolate se não houver mudanças nos métodos de plantio e produção.

Segundo as declarações de David, divulgadas no Daily Mail, essa iminente crise de abastecimento de chocolate se dá graças à instabilidade em áreas de cultivo de cacau e da demanda crescente nos países em desenvolvimento.

O professor afirmou também que os métodos agrícolas usados pelos produtores de cacau estão em extrema necessidade de modernização. Afinal, os maiores produtores são países subdesenvolvidos, ou emergentes, que enfrentam muita instabilidade na economia e na política, mudanças climáticas, falta de tecnologia e outros desafios de produção.

A estimativa apresentada pelo especialista David Guest mostra que a produção terá de aumentar em um milhão de toneladas por ano até 2020 para atender à demanda global. Se isso não acontecer, chocólatras, é melhor vocês se prepararem.
Fabricantes reforçam alerta

Agora, recentemente, duas gigantes fabricantes do produto, a Mars Inc. e a Barry Callebaut, vieram a público para reforçar o alerta de que poderemos ficar sem esse tão querido alimento, segundo um artigo de Roberto A. Ferdman, doThe Washington Post
Assim como o especialista David Guest, eles afirmaram que os agricultores produzem menos cacau do que o mundo consome.

Eles declararam ainda que já estamos no meio do que pode ser a maior sequência de déficit de chocolate em mais de 50 anos. Para você ter uma ideia, a população mundial consumiu aproximadamente 70 mil toneladas métricas mais cacau do que produzimos. Isso é uma diferença muito grande na relação produção/consumo.

Em 2020, as duas fabricantes de chocolate alertam que esse número pode chegar a um milhão de toneladas, um aumento de mais de 14 vezes. E a coisa só piora: em 2030, eles acreditam que o déficit pode chegar a dois milhões de toneladas.

Problemas climáticos

Como falamos anteriormente, os países produtores de cacau são em sua maioria subdesenvolvidos com problemas de infraestrutura agrícola e também enfrentam riscos climáticos. Entre eles estão a Costa do Marfim e Gana, onde mais de 70 por cento de cacau do mundo é produzido.

Esses países, localizados na África Ocidental, têm enfrentado um clima muito seco, que afetou e diminuiu muito a produção na região. Além disso, um fungo que ataca as plantações piorou o problema.

De acordo com o The Washington Post, a Organização Internacional do Cacau estima que esse fungo tenha dizimado entre 30 a 40 % da produção de cacau em todo o mundo. Por todas essas razões, o cultivo de cacau se tornou um negócio particularmente difícil e muitos agricultores mudaram para culturas mais rentáveis, como o milho.

Porém, o apetite insaciável do mundo pelo chocolate é o que mais preocupa. O consumo aumentou muito nas últimas décadas. Na China, por exemplo, um dos países que mais preocupam o mercado, a população está comprando cada vez mais chocolate a cada ano.

Além disso, existe também a crescente popularidade do chocolate amargo (com maior porcentagem de cacau do que barras tradicionais). Por esses motivos, os preços do cacau subiram em mais de 60% desde 2012, quando as pessoas começaram a comer mais chocolate do que o mundo poderia produzir.

Por isso, inevitavelmente, os fabricantes foram forçados a elevar o preço de seus produtos. 
A Hershey foi a primeira, mas outros seguiram o exemplo por não ter outra alternativa.

Agora, alguns esforços estão sendo feitos para reduzir esse crescente desequilíbrio entre a quantidade produzida e a quantidade consumida. Um grupo de pesquisa na África Central já está desenvolvendo árvores que podem produzir até sete vezes mais a quantidade de sementes que os cacaueiros tradicionais são capazes. Porém, mais trabalho entre os 
produtores e mesmo entre a população será necessário. 

FONTE(S)


IMAGENS

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Estes 8 hábitos saudáveis podem melhorar sua vida em menos de 1 minuto

Quando o assunto é saúde a gente precisa tomar cuidado e tentar manter tudo em dia para ter uma vida longa e com maior qualidade. Aqui no Mega Curioso nós temos um interesse especial pelo assunto e já compartilhamos com você algumas informações sobre, por exemplo, os alimentos mais saudáveis do mundo e os melhores segredinhos para que você nunca fique doente, só para citar alguns exemplos.

As dicas que você vai conhecer a seguir foram retiradas do Live Science e, além de proporem atitudes saudáveis, elas são ótimas para quem tem pouco tempo – todas elas podem ser feitas em um minuto ou menos:

1 – Deixe seus sapatos à porta



Quando você tira os sapatos antes de entrar em casa está evitando a entrada de toda a sujeira – visível ou não – que você carrega embaixo do pé. Durante o dia pisamos em vários lugares sujinhos, e muitos resíduos acabam ficando grudados nas solas de nossos sapatos, portando, deixa-los à porta antes de entrar em casa é uma medida que melhora sua saúde e a limpeza do seu lar.

É sempre bom ter um chinelo de uso interno apenas e, além do mais, tirar o sapato ao final do dia nos proporciona uma sensação de alívio e relaxamento, então não custa tentar, não é mesmo? É fácil, é rápido, não custa nada e é saudável.

2 – Limpe bem sua língua

Escovar os dentes é o mínimo que você deve fazer para ter uma saúde em dia – e não estamos falando apenas da saúde bucal, afinal já se sabe que usar o fio dental regularmente evita doenças cardíacas, por exemplo.

O que muitas pessoas ainda não aprenderam é que, na hora da higiene bucal, é preciso limpar tudo e, inclusive, escovar bem a língua, onde milhares de bactérias se acumulam e podem deixar você com mau hálito.

O ideal é escovar a língua começando sempre de trás, pelo menos uma vez por dia. Essa prática simples vai melhorar sua saúde bucal, evitar o aparecimento de placas e deixar você com um hálito mais fresco.

3 – Espirre na direção do seu cotovelo

Espirrar é um jeito rápido de expelir uma multidão de bactérias para o ar. Quando você cobre a boca com as mãos, elas ficam repletas desses seres microscópicos e assim, ao cumprimentar alguém, por exemplo, você pode passar uma gripe ou alguma outra doença a essa pessoa.

É importante cobrir o rosto na hora de espirrar para evitar que partículas minúsculas de sua saliva parem em pessoas próximas. Então, se não estiver com um lenço de papel por perto, o ideal é usar as “costas” do seu cotovelo para se proteger na hora daquele espirro inevitável. Faz bem para você e para quem está por perto.

4 – Adicione frutas à sua água

Beber água é uma atitude fundamental para quem quer cuidar bem da própria saúde. A água hidrata seu corpo, deixa sua pele mais bonita e macia, evita o aparecimento de doenças nos rins e facilita o trabalho das células do seu corpo, só para citar alguns benefícios. E ainda assim tem gente que passa o dia inteiro sem beber um copo de água pura.

Uma das reclamações dos adeptos de refrigerantes e sucos é a de que a água não tem muita graça. Se esse é o seu caso, saiba que adicionar uma rodela de limão, laranja, tangerina ou mesmo pedaços de frutas como morango, kiwi ou maçã pode deixar sua água com um gostinho especial. Dá até para misturar algumas frutas e colocar folhinhas de hortelã ou fatias de pepino na bebida.

Muitas pessoas dizem não sentir sede, mas mesmo assim é preciso beber água. As mulheres devem tomar, em média, nove copos de água por dia; já os homens devem ingerir pelo menos 13 copos diariamente.

5 – Dê descanso aos seus olhos

É bem provável que os olhos humanos um dia se tornem mais tolerantes à exposição excessiva da humanidade a computadores, celulares e tablets, afinal evoluímos para melhor nos adaptar ao ambiente.

A questão é que por enquanto essa tecnologia toda a qual temos acesso ainda é um fator novo e, por isso, depois de muito tempo de computador, é comum que você sinta dor de cabeça e nos olhos. Para evitar que isso aconteça, estabeleça pequenos intervalos e direcione seus olhos a qualquer imagem que não seja um computador, um celular ou um tablet. Sua saúde agradece muito.

Especialistas recomendam que para cada 20 minutos de olho no computador você olhe para algum objeto distante e o encare por 20 segundos, pelo menos. Se você é do tipo que passa o dia inteiro sentado, experimente levantar e se alongar um pouco em algumas dessas pausas. Alongar-se melhora seu fluxo sanguíneo, o que é ótimo para deixar seu corpo revigorado.

6 – Use filtro solar

O creme milagroso não apenas previne o aparecimento de câncer de pele como melhora a qualidade de envelhecimento da sua pele. Pesquisadores australianos descobriram, recentemente, que homens e mulheres que usam o produto com mais frequência aparentam ser mais jovens do que as pessoas que raramente utilizam filtro solar. Fica a 
dica.

7 – Cuide da esponja da sua cozinha

Sabia que a esponja que você usa para lavar louça é um dos itens mais sujos da sua casa? 

Só para você ter ideia, ela é mais suja do que a pia da cozinha em si, do que o ralo do banheiro e do que o prato de ração do seu cachorro. Eca!

Essa sujeita toda se dá pelo fato das coisas que limpamos com a esponja, que incluem pratos sujos, travessas sujas de carne crua (ou seja: sangue), copos sujos de leite e por aí vai. Com o tempo, milhares de bactérias acabam ficando presas nesse item de limpeza e, por isso, é preciso um pouco mais de cuidado com ele.
Para limpar o produto, molhe-o bem e o coloque no micro-ondas, uma vez ao dia, por 30 segundos. Vale colocar a esponja também em uma máquina de lavar louça. O importante é sempre ter cuidado ao remover a esponja desses eletrodomésticos, pois ela estará bastante quente.

8 – Acalme-se e conte até 10

Naquele momento de raiva, a melhor coisa para fazer é, realmente, contar até 10. Quando seu cérebro está concentrado na tarefa de contar, ele fica distraído e seu temperamento pode voltar ao normal mais rapidamente.

Se isso não basta para que você adote essa tática, pense que boas decisões nunca são tomadas em momentos de raiva e nervosismo. Aliás, nessas situações seu corpo quer mais é se defender do perigo, mesmo que, para isso, acabe atacando quem estiver por perto.
Se a raiva não passar, continue contando e respirando pausadamente. Essa combinação de medidas simples (contar e respirar) vai fazer com que você consiga pensar racionalmente durante uma situação de stress. Não custa tentar.


***
E aí, você já sabia desses segredinhos simples para uma vida saudável? Acha que vale a pena colocar algum deles em prática? Conte para a gente nos comentários.

FONTE(S)


IMAGENS





Insano: vídeo mostra caminhão saltando sobre um carro de Fórmula 1

Prepare-se Para conferir hum vídeo Incrível. A EMC Technolgy E UMA das Parceiras da Equipe Lotus de Fórmula 1, em especial no Fornecimento de Tecnologias de Computação em Nuvem. Para Mostrar Tudo potencial o Seu, a companhia decidiu gravar hum vídeo promocional intitulado "Redefinindo Recordes".



O vídeo Mostra Uma carreta em Alta Velocidade saltando Sobre hum Carro de Fórmula 1. Segundo a Empresa, a distância Que o Caminhão percorreu sem ar e Um Novo Recorde Mundial -. 25 metros um e 47 centimetros da UM O Responsável POR Conduzir o Caminhão nessa arriscada aventura foi o Coordenador de dublês Mike Ryan, that trabalhou no filme "O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final".




Via TecMundo

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

'Gatinha obsessiva' em mexer papel com a pata faz sucesso na web

Felina movimenta papel com a pata mais de sessenta vezes.
Gravação alcançou mais de 1,6 milhão de visualizações no YouTube.


Uma gatinha alcançou o sucesso na web por conta de sua obsessão em mexer com uma folha de papel. Apesar de sua dona tentar impedi-la, a felina fica movimentando o papel com a pata mais de sessenta vezes. Publicada no dia 13 de novembro pela usuária Lorie Geee, a gravação alcançou mais de 1,6 milhão de visualizações no YouTube. Assista ao vídeo.

Felina movimenta papel com a pata mais de sessenta vezes (Foto: Reprodução/YouTube/Lorie Geee)





Fonte: G1 Globo

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como enganar seu cérebro para fazer bons hábitos ficarem para sempre

Você gostaria de incorporar à sua rotina alguns hábitos como o de praticar atividades físicas, estudar mais ou se dedicar à leitura, mas não consegue vencer a preguiça? Pois segundo Mikael Cho — em um artigo para o The Next Web — existe um truque que podemos usar para enganar o cérebro e fazer com que ele trabalhe a nosso favor para que deixemos de postergar essas atividades.

Segundo explica Cho, qualquer hábito que queiramos introduzir em nossas vidas pode ser dividido em uma sucessão de etapas. Assim, imagine o ato de ir para a academia, por exemplo: o processo se divide em vários passos, como o de levantar do sofá, trocar de roupa, preparar uma mochila com as suas coisas, se locomover até a academia, fazer o seu treino e, em alguns casos, tomar banho antes de voltar para casa. Deu preguiça só de pensar em tudo isso?

Barreiras cerebrais

De acordo com Cho, acontece que o nosso cérebro considera todas essas etapas como barreiras e, apesar de sabermos que a prática de exercícios faz bem para a saúde, nossas próprias mentes nos sabotam, fazendo com que nos questionemos se realmente vale a pena passar por todos esses passos só para ir até a academia. Desta forma, na verdade não é que detestemos algumas atividades, mas sim o processo envolvido para a sua realização.

O problema é que a resposta não está em apenas eliminar etapas do processo para torná-lo mais simples e, assim, mais atraente para o nosso cérebro. Mesmo que fizermos isso, a nossa mente ainda encontrará formas de nos sabotar. A não ser — é claro — que a gente consiga enganá-la!

Efeito Zeigarnik

Segundo Cho, para isso podemos tirar proveito do chamado “Efeito Zeigarnik”, baseado no fato de que nos lembramos mais de tarefas que deixamos pela metade do das que já concluímos. Esse efeito faz com que o nosso cérebro deseje ardentemente finalizar um projeto depois que ultrapassamos determinado ponto de sua execução. Sendo assim, Cho aponta que um dos segredos é iniciar a atividade que desejamos que se torne um hábito pouco a pouco.

Então, se você deseja criar o hábito de ler mais, por exemplo, comece lendo alguns parágrafos por dia, e depois vá aumentando a quantidade de parágrafos até você terminar uma página inteira e assim por diante. Através dessa técnica, você só precisará reunir força de vontade suficiente para dar o primeiro passo, e o processo que desencadeia a formação do hábito deve ocorrer naturalmente.

Transforme a sua mente em aliada

E como conseguir reunir ânimo dar o primeiro passo? Voltando ao exemplo da academia, conforme sugere Cho, podemos fazer isso identificando em qual etapa do processo nossa mente começa a nos sabotar, nos convencendo de que o esforço não vale a pena. Assim, preste atenção em quando é que isso acontece — se é quando você começa a se trocar, veste os tênis ou enquanto prepara a mochila.

É nesse momento que precisamos enganar a mente e forçar pensamentos positivos. No caso de que você deseje tornar a prática de exercícios em um hábito, aqui é a hora de se automotivar e se convencer de que consegue ir mais longe e fazer mais. Por outro lado, se o que você quer é acordar sem ativar a função soneca do despertador, por exemplo, assim que o alarme tocar levante-se e pense em algo que você realmente deseja fazer durante o dia.

Uma vez você consiga identificar em qual etapa do processo o seu cérebro cria o bloqueio para que você finalize determinada atividade, comece a usar a própria mente como sua aliada. Dessa forma, será muito mais fácil espantar a preguiça e transformar determinadas tarefas em hábitos.

FONTE(S)


IMAGENS


sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Chef bate recorde ao construir 'cidade comestível' com 2 toneladas de doces

Vila comestível tem 44,6 metros quadrados e conta com 900 casinhas.
Construída pelo chef Jon Lovitch, ela ficará exposta até 11 de janeiro em NY.
  
O chef Jon Lovitch construiu uma "cidade" feita de biscoitos de gengibre e outras guloseimas para entrar para o Guinness, livro dos recordes. A vila comestível tem 44,6 metros quadrados, conta com 900 casinhas e pesa mais de duas toneladas.

A cidade de doces foi aberta na quinta-feira (13) no bairro de Queens, em Nova York (EUA), e ficará exposta até o dia 11 de janeiro. Durante a visita, as pessoas poderão provar doces temáticos feitos de biscoito de gengibre e conhecer o chef Jon Lovitch.

Chef Jon Lovitch construiu 'cidade' de doces (Foto: Richard Drew/AP)

Vila comestível conta com 900 casinhas e pesa mais de duas toneladas (Foto: Richard Drew/AP)


Fonte: G1 Globo

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Você já se perguntou como são feitas as cordas de um violão?



No vídeo, você pode conferir cada etapa do elaborado processo de manufatura das cordas de um violão, desde a fase de testes do fio de aço niquelado que vai se tornar o núcleo da corda, o que inclui inspeções com um microscópio que amplia a imagem em cem vezes, a mensuração da espessura do fio com um micrômetro digital e testes de tensão e torção para saber o quanto o material consegue ser esticado e torcido, respectivamente, antes de partir.

Depois, vemos como as bolinhas que vão em uma das pontas das cordas são selecionadas, para que tenham sempre o mesmo tamanho, e de que forma são afixadas. 

Em seguida, um trabalhador encaixa o fio de bronze que cobrirá a corda para que ela produza tons mais graves, e uma máquina com uma série de sensores eletrônicos enrola o fio ao mesmo tempo em que verifica se não há folgas entre cada volta.

Há também cordas com o núcleo feito de nylon, e que seguem basicamente os mesmos processos de produção que as de aço niquelado, mas o fio que envolve a parte externa das feitas de nylon é produzido a partir de cobre banhado com prata. Elas então são separadas por tom e enviadas para o final da linha de produção, onde funcionários as enrolam e empacotam em embalagens plásticas individuais.

De lá elas seguem para as lojas, onde você pode escolher sua marca favorita, levar para casa e tirar um som. Bacana, não é?


FONTE(S)


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A linguagem do Pinóquio: confira as pistas para pegar um mentiroso

Tente perceber quantas pequenas mentirinhas por dia você fala ou ouve. É comum ouvirmos ou darmos desculpas como “o meu telefone estava fora de área” (mas a verdade é que você simplesmente desligou de propósito), “não vi a sua ligação” (viu), “eu estou bem” (mas não está), amanhã não vou poder ir (prefere ficar em casa a aceitar o convite de alguém), entre outras que estamos acostumados a emitir e receber.

Mas saiba que, segundo um especialista em linguagem, é fácil perceber quando alguém está mentindo. De acordo com um vídeo do TED, Noah Zandan, explicou que falar pouco de si, ter uma linguagem negativa, explicações simples, mas frases complicadas são sinais que configuram, na maioria das vezes, a conversa de um mentiroso.

De acordo com o Daily Mail, Zandan contou que a "análise de texto linguístico" — que se baseia na diferença entre o modo como estruturamos a verdade e a mentira — pode ajudar as pessoas a pontuar as mentiras e pegar o Pinóquio no pulo.

Como identificar um mentiroso?

Segundo as informações de Noah Zanda, existem vários sinais da linguagem que podem indicar que uma pessoa está mentindo. São eles:

Os mentirosos tendem a se referir a si mesmos em menor intensidade em uma história que não é verdade e às vezes usam situações hipotéticas ou mencionam outras pessoas mais do que o habitual;

Elas costumam usar termos negativos, porque estão inconscientemente se sentindo culpadas;

Histórias falsas tendem a ser excessivamente simplificadas, porque os humanos têm dificuldade para construir e manter o controle das mentiras mais complexas;

Embora a sua história possa parecer simples, os mentirosos tendem a usar mais tempo para contá-la com frases complicadas, acrescentando ainda sonoridades irrelevantes e detalhes em uma tentativa de fazer a história soar mais convincente;

Sr. Zanden explicou que os mentirosos normalmente se mencionam menos e falam mais sobre os outros em uma mentira. Eles às vezes usam a terceira pessoa a dissociar-se da 
sua mentira, porque se sentem inconscientemente culpados.

Conforme falado anteriormente, Zanden explicou que os mentirosos tendem a ser mais negativos na história. Por exemplo, uma pessoa que mente pode dizer: “Desculpe, a bateria do meu telefone idiota acabou. Eu odeio essa coisa", disse o especialista.

As pessoas também podem detectar uma mentira quando alguém explica acontecimentos em termos muito simples. Nossos cérebros lutam para construir uma história falsa complexa, o que significa que as explicações sobre os eventos que não aconteceram parecem exageradamente simples.

FONTE(S)